spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sábado, 20 abril, 2024
More
    InícioDestaquesPrédio curvo quer se tornar o “edifício mais longo do mundo”

    Prédio curvo quer se tornar o “edifício mais longo do mundo”

    -

    Na era da disputa pela maior altura, escritório de arquitetura ateniense cria nova categoria de medição: o comprimento

    Uma nova categoria de edifícios pode sair em breve das pranchetas dos escritórios de arquitetura: os prédios curvos. Além de  altos, esses novos prédios também poderão candidatar-se ao título de mais longos. É o que promete o estúdio de arquitetura Oiio, ateniense com filial nova-iorquina, que está criando um edifício em formato de “U”. É o The Big Bend, uma brincadeira com o Big Ben londrino, dono de uma estrutura curva que pretende servir de solução às limitações de espaço de Manhattan.

    Paisagem de Manhattan com o The Bend projetado, edifício curvo que quer ser “o mais longo” do mundo (Oiio / Reprodução)

    No momento em que Nova York vive um boom de edifícios super altos, o surgimento de um edifício curvo se torna uma boa estratégia para conseguir se destacar na paisagem. Somente na região da 57th Street, ao sul do Central Park, serão sete novos esígões, gerando até mesmo preocupações sobre se o parque perderá a luz direta do sol.

    O site Curbed mapeou 24 projetos de edifícios super altos, entre os que já estão em construção, em fase de projeto ou ainda em desenvolvimento inicial. Quando prontos, eles mudarão a paisagem urbana O The Bend, porém, será o único que, em vez de alto, será também longo, inaugurando uma nova categoria de arranha-céus.

    Mapa de Manhattan criado pelo site Curbed mostra os prédios super altos em construção (Curbed/Reprodução)

    No site do escritório, os arquitetos do Oiio justificaram o formato: “As leis de zoneamento da cidade de Nova York criaram um conjunto peculiar de truques através dos quais os desenvolvedores tentam maximizar a altura de sua propriedade para infundí-la com o prestígio de uma estrutura de grande altura. Mas e se substituíssemos a altura pelo comprimento? E se nossos edifícios fossem longos em vez de altos? Se conseguimos dobrar a nossa estrutura em vez de dobrar as regras de zoneamento de Nova York, seríamos capazes de criar um dos edifícios mais prestigiados em Manhattan. O edifício mais longo do mundo. O Big Bend pode se tornar uma modesta solução arquitetônica para as limitações de altura de Manhattan.”

    Por Mariana Barros – Veja.com

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias