Início DF Rural Presidente da Emater-DF discute projetos para o Entorno com secretário Paulo Roriz
Presidente da Emater-DF discute projetos para o Entorno com secretário Paulo Roriz

Presidente da Emater-DF discute projetos para o Entorno com secretário Paulo Roriz

2
0

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, se reuniu com o secretário de Entorno do Distrito Federal, Paulo Roriz, na tarde de 15/02, para discutir propostas de atuação conjunta nas cidades que integram a Região Integrada de Desenvolvimento Econômica (Ride). O encontro teve a participação do secretário adjunto de Agricultura, Luciano Mendes. A região do Entorno tem uma importância fundamental para o Distrito Federal pela capacidade potencial de produção rural e de abastecimento de água, mas que ainda carece de assistência técnica.

A Emater-DF desenvolve ações em assentamentos no Entorno por meio de contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os técnicos prestam assistência técnica a 29 assentamentos em quatro municípios de Goiás (Formosa, Padre Bernardo, Cocalzinho e Vila Boa). Cerca de 3 mil famílias são atendidas pela empresa nessas localidades.

O encontro com o secretário de Entorno faz parte de uma agenda de reuniões da presidente da Emater-DF com autoridades do Distrito Federal para discutir projetos de parceria e formas de viabilizar os projetos.

 Produtores rurais aprimoram técnica de produção de queijos básicos

O curso de derivados de leite e queijos básicos, promovido pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer), formou 16 participantes no dia 13/02. Realizado no Banco de Alimentos da Ceasa, o curso ensinou a preparar os queijos meia cura, frescal e ricota, além do iogurte.

Para a produtora rural Maria da Glória Martins, o curso foi proveitoso. Moradora do assentamento 15 de Agosto, ela produz hortaliças, mas sua principal renda vem da venda de queijos. Ela faz cerca de cinco unidades de queijo por dia e vende de porta em porta em São Sebastião. “Eu fazia de um jeito diferente, acredito que agora meus queijos vão ter mais qualidade”, afirma a produtora rural.

Maria da Glória e seus colegas também aprenderam a fazer o queijo temperado. “Fica uma delícia temperado e eu nunca tinha feito, agora vou fazer”, disse a produtora. Ministrado pelo técnico em agroindústria da Emater-DF Flávio Bonesso, o curso foi exclusivo para produtores rurais. “Em março abriremos os cursos para a população urbana”, anunciou Sandra Cristina de Sousa, gerente do Centrer.

Os interessados devem procurar o Centrer da Emater-DF e, no caso de produtores, o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade rural.

 ____________________________________________

SOS DF otimiza o cotidiano das escolas e comunidades rurais

 

 

 Ângela Maria Natividade Ribeiro, diretora do Centro de Ensino Fundamental Jardim II, no Núcleo Rural Jardim (região administrativa do Paranoá), conta que há mais de 20 anos a região não recebia assistência do governo. Com a criação do SOS DF Rural, essa realidade mudou. “Nós éramos esquecidos”, diz a professora. “Foi a primeira vez que vieram aqui ouvir os anseios da comunidade. ”

Os problemas eram muitos. Ângela lembra que havia mato e lixo espalhados perto da escola, situação que, após o SOS DF Rural, foi resolvida. “Tinha muito entulho, insetos e ratos. Essa foi uma ação que fez 100% a diferença na zona rural, principalmente aqui, que é a comunidade do DF mais distante do centro urbano. ” Os agentes do programa fizeram limpeza, podas de árvore e manutenção das estradas.  “Estamos muito felizes com o atendimento e a presteza do nosso governo”, destaca a diretora. A comunidade nunca tinha visto isso acontecer. ”

Maria Lúcia, diretora da Escola Classe Barra Alta (região administrativa de Planaltina), também aprovou a iniciativa. “Hoje temos um ambiente agradável”, elogia. “Estávamos precisando desses trabalhos, da roçagem, aterro, melhora do escoamento da água da chuva, poda e recolhimento de entulho. Essas ações melhoram a segurança de nossos alunos, diminuindo o risco de acharmos cobras e outros bichos na escola. Tenho certeza que isso contribuirá para um melhor aprendizado dos estudantes. ”

Ações — O SOS DF Rural é uma ação do Governo do Distrito Federal realizada por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com Caesb, CEB, Emater-DF, Ceasa-DF, DER-DF, SLU, Novacap e com as administrações regionais, que têm atuado intensamente na manutenção e recuperação das estradas rurais do DF. O trabalho também inclui rastelarem, pintura dos meios-fios, encascalha mento, revitalização de Pontos de Encontro Comunitário (PECs), pequenas reformas e solicitação à CEB para a recuperação da iluminação pública.

Entre as localidades que já foram contempladas com o SOS DF Rural, destacam-se os núcleos rurais Jardim, Capão Seco, Cariri, Café Sem Troco e Barra Alta, Lamarão, Buriti Vermelho, Suçuarana, Itapevi, Tabatinga e PAD-DF — todos nas áreas do Paranoá e Planaltina —, além das rodovias DF-270; DF-120, DF-285, DF-295, DF-205 e marginais.

O secretário de Agricultura, Dílson Resende, explica que a intenção é de atender emergencialmente à população rural em questões que estavam abandonadas, dando uma atenção mais efetiva. “A comunidade se sente lembrada e atendida. Havia galhos nos telhados das escolas, oferecendo risco para os alunos e funcionários, lixo e entulho. Nosso objetivo agora é manter esse trabalho para que não cheguemos a esse estado novamente”, diz.

 Ascom Emater/DF

(2)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *