spot_imgspot_img
quarta-feira, 24 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdePrevenção contra H1N1 no consultório odontológico

    Prevenção contra H1N1 no consultório odontológico

    -

    A Gripe A (H1N1) tem sido uma das principais preocupações do momento para a população. Normalmente os tipos de gripe surgem nas estações mais frias do ano, porém este ano foram registrados casos graves da H1N1 já no verão. Sendo assim, os cirurgiões-dentistas, profissionais da saúde, devem redobrar os cuidados dentro dos consultórios odontológicos.

    O cirurgião-dentista mantém contato direto com seus pacientes durante o atendimento, o que cria oportunidades para que o vírus da H1N1 seja transmitido, já que a transmissão ocorre normalmente por meio de secreções respiratórias, principalmente pela tosse ou espirros de pessoas infectadas. A utilização de máscaras é essencial para a prevenção da gripe.

    A transmissão pode acontecer também pelo contato direto com objetos de pessoas contaminadas, por isso é fundamental o cirurgião-dentista adotar cuidados específicos dentro do consultório odontológico como, por exemplo, higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel 70%º e melhorar o fluxo de ar no ambiente. Se possível, adiar a consulta do paciente que esteja com caso suspeito ou apresente sintomas e encaminhá-lo ao médico, é o ideal.

    Recomenda-se a utilização de álcool gel (70%) em razão da sua germicida. Ele age nos microrganismos através da lise celular e coagulação de proteínas. Além de sua ação germicida ele apresenta uma ação rápida (aproximadamente 15 segundos) e desidrata menos as mãos quando comparado ao uso de água e sabão, principalmente quando formulado com um agente umectante (por exemplo: glicerina). Também apresenta a vantagem de não ter efeito residual e, portanto, previne a intoxicação caso levem-se as mãos a boca.

    A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) elaboraram um Informe Técnico sobre a Gripe A com diversas orientações para o profissional da saúde. Outro conteúdo que pode colaborar na prevenção é a Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    (Fonte: ABO-BR/FGM)

    ________________________________________

    Como se prevenir da Influenza A/H1N1 (gripe suína)

     

    A prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado:

    • Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
    • Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
    • Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
    • Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
    • Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
    • Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
    • Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
    • Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.

    Vacinação

    Devido ao aumento súbito de casos no início de 2016, a prefeitura de São José do Rio Preto está fazendo uma campanha de vacinação extra na cidade, usando o lote de vacinas de 2015, que contempla também H1N1. No entanto, é muito importante ressaltar que em 2016 uma nova vacina da gripe será lançada na campanha nacional de vacinação contra a gripe, e ela também contemplará a H1N1 e deverá ser tomada.

    A vacinação normalmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja:

    • Crianças entre 6 meses e 5 anos
    • Idosos acima de 60 anos
    • Gestantes
    • Portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma.

    Quem não se encaixar nesses grupos, mas quer se prevenir, deve buscar a vacina em clínicas particulares.

    leonardo-1
    Leonardo Henrique Nóbrega Gomes Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 – lote 8 – Taguatinga Norte – Fone 3351.2055

     

    Artigo anterior
    Próximo artigo

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias