Início Saúde Prevenindo doenças – autoexame da boca
Prevenindo doenças – autoexame da boca

Prevenindo doenças – autoexame da boca

0
0

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode se desenvolver nas estruturas que fazem parte da boca, a língua, as gengivas, as bochechas e o palato (céu da boca). Estes tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas).

Se descoberto no início, o câncer de boca  pode ser curado. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, os casos de câncer de boca crescem consideravelmente a cada ano e ocupa o quinto lugar entre os casos de câncer no homens e o nono lugar nas mulheres.

O que é o autoexame da boca? É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja num ambiente bem iluminado. A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca.

Como fazer o autoexame da boca? Primeiro, lave bem as mãos e a boca e remova próteses dentárias se for o caso. Em seguida, execute as seguintes etapas:

1ª) De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.

2ª) Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a palpação.

3ª) Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados.

4ª) Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.

5ª) Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.

6ª) Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga  ÁÁÁÁÁÁ…, e observe o fundo da garganta.

7ª)  Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.

8ª)  Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.

9ª)  Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

10ª) Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

O que procurar?

– mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca
– endurecimentos
– caroços
– feridas
– sangramentos
– inchações
– áreas dormentes
– dentes amolecidos ou quebrados

Faça o autoexame da boca mensalmente.

Se notar alguma anormalidade, procure imediatamente um cirurgião-dentista ou um médico.

Previna-se do câncer de boca reduzindo o fumo e o álcool e fazendo uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer.

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com