spot_imgspot_img
quinta-feira, 28 março, 2024
More
    InícioDistrito FederalPrimeira CAMPUS PARTY em Brasília supera expectativas

    Primeira CAMPUS PARTY em Brasília supera expectativas

    -

    Ao todo, cinco mil campuseiros e 64 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante os cinco dias de evento

    Terminaram, neste domingo(18),as atividades da primeira edição brasiliense da Campus Party, uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo, que teve início na quarta-feira, 14 de junho, no Auditório Ulysses Guimarães. “Estamos muito felizes com esta primeira edição da Campus Party em Brasília. A participação dos campuseiros foi surpreendente em todos os palcos, workshops e hackathons, o que só confirmou o potencial inovador do Distrito Federal”, comemora o diretor-geral do evento, Tonico Novaes.

    A presença do público na Open Campus, área aberta ao público, superou todas as expectativas. Mais de 64 mil pessoas passaram pelo espaço e puderam interagir com uma série de simuladores, acompanhar o Hockey entre Robôs, participar da área Maker, assistir e torcer com a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Em parceria com a Rede de Cidades Inteligentes e Humanas, foi realizado também um fórum com vários especialistas e autoridades que discutiu soluções para as cidades do futuro.

    “Não há a menor dúvida que Brasília abraçou a Campus Party. Ficamos muito contentes em receber no espaço muitas famílias e, principalmente, crianças que puderam conhecer um pouco mais das tecnologias que eles já interagem ou que vão interagir em um futuro próximo”, complementa Francesco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party.

    Na Arena, os destaques das mais de 250 horas de programação foram o futurista e co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles, o consultor estabelecido no Vale do Silício, Matthew F Reyes, o cientista de dados brasileiro, Ricardo Cappra, a artista interdisciplinar que trabalha com a intersecção da arte e ciência, Ane Liu, o artista multimídia e criador de show de drones, Horst Hörtner, o pai do movimento do Software Livre, Richard Stallman, entre outros. Uma novidade dessa edição foi a possibilidade de acompanhar via streaming na plataforma e aplicativo da Campus Party todas as palestras que ocorreram. Outro grande destaque das arenas foram os hackatons que reuniram um grande público em busca de soluções para a melhoria de políticas públicas para o bem-estar da sociedade.

    A CPBSB também foi marcada pelo empreendedorismo. Cinquenta startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento.

    Vale destacar ainda os projetos de destaque da Campus Future. Unbeats, um robô humanoide, Insertfab, projeto de impressora 3D para cegos, e Mamutes do Cerrado, aeromodelo de baixo custo, foram os projetos que se destacaram no espaço.

    A CPBSB foi uma iniciativa da ASTEPS (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle e do Secretário Adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour.

    “Outro fator importante para o sucesso dessa Campus Party foi a visita de ministros, autoridades e dezenas de comitivas que vieram de várias partes do país prestigiar o evento”, complementa Farruggia.

    Confira abaixo os principais números da Campus Party Brasília

    – Total de campuseiros: 3.000

    – Barracas: 2.800, sendo 2.600 simples e 200 duplas

    – Atividades:
    Mais de 250 horas de conteúdos.

    – Produção e Tecnologia:
    Área total do evento – 54 mil m²
    Cabos de rede – 20.000 metros
    Cabos de fibra ótica – 40.000 metros
    Velocidade da internet – 20 GBps
    Envolvidos na organização – mais de 1.500 pessoas

    – Programa Campus Future
    – 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

    – Programa Startup&Makers Camp
    4 eventos em um: Startup & Makers Expo, Mentorias, Palco S&M e Workshops S&M

    – Selecionados para a Campus Party Brasil: 50 startups (25 growth stage, 25 early stage)
    – Mais de 35 horas de atividades

    – Outros Números

    Patrocinadores, Apoiadores, Media Partners e Instituições de ensino – 69 empresas

    Comunidades – 36

    Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 300

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias