spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
quinta-feira, 18 abril, 2024
More
    InícioDestaquesPROJEÇÃO 40 ANOS – UMA LINHA DO TEMPO QUE ORGULHA BRASÍLIA

    PROJEÇÃO 40 ANOS – UMA LINHA DO TEMPO QUE ORGULHA BRASÍLIA

    -

    Grupo Projeção completa 40 anos com uma “história que mudou a história” da educação no DF

    Conrado Vitali
    Especial para o Jornal do Planalto

    1964 – A semente ainda desconhecida
    O acontecimento que inspirou no coração do fundador a missão de sua vida

    Doze anos antes de criar o Projeção, o futuro fundador, o ainda jovem Oswaldo Saenger, aos 16 anos , estava engajado em projetos de cunho social juntamente com outros jovens colegas do curso colegial, onde de destacava a alfabetização de adultos. Durante visita a um barraco nas imediações da avenida L2 Sul, onde moravam famílias operárias que trabalhavam na construção civil, ao convidar o marido de uma moradora para ingressar no curso de alfabetização, Saenger ouviu dela: “ele não precisa, ele já sabe tudo”. Aquela passagem – um misto de ignorância e respeito pelo companheiro – ficou gravada para sempre na memória de Oswaldo. Aquele acontecimento, na porta de um barraco de madeira – sem que Saenger percebesse à época – plantava em seu coração a síntese da missão de sua vida: educar para transformar.

     

    1977 – Do sonho à realidade
    Criação do Centro Educacional Projeção

    O Projeção tem uma história singular; ela é maior do que a própria idade da instituição e remonta ao início da década de 60 quando seu então “futuro fundador”, o professor Oswaldo Saenger, já atuava como alfabetizador de adultos nos idos de 1964. O sonho de criar uma instituição de ensino que pudesse mudar a vida das pessoas transformou-se em realidade a partir dos anos 70. A primeira escola para crianças e adolescentes foi fundada em 1977 com a criação do Centro Educacional Projeção, sediado em Taguatinga nas instalações do COT (Círculo Operário de Taguatinga).

     

    1982 a 1985 – As primeiras sedes próprias
    Centro Educacional Projeção no Guará e unidade Asa Norte

    No início, o Colégio Projeção tinha matriculados em suas oito séries do Ensino Fundamental apenas 84 alunos. Mesmo assim, com muito empenho e dedicação, as naturais dificuldades foram superadas e sua proposta educacional consolidada e reconhecida pela comunidade, permitindo, ainda nos primeiros anos, a concretização do sonho da sede própria e a fundação de novas unidades. A partir da criação da escola em Taguatinga, vieram outras: Guará, em 1982 (a primeira sede própria); Asa Norte, em 1985, a partir da aquisição da escola “Caminho Feliz”.

     

    1985 a 1995 – Os anos de trabalho pela organização do sistema educacional
    Saenger dedica uma década de sua vida à uma legislação que viria a garantir a autonomia das escolas particulares

    O final dos anos 80 e o início dos 90 foram marcados pela participação do professor Oswaldo Saenger na organização do setor educacional. Como membro e também como presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (90 a 93) – e mais tarde como presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares – Saenger, junto com outros colegas dirigentes e líderes de instituições privadas, dedicou uma década de tempo praticamente integral à construção de uma legislação que desse autonomia às escolas particulares; condição essencial para sobrevivência e desenvolvimento do setor . Foram anos de trabalho externo e distanciamento inevitável da gestão do Grupo Projeção, que acabou sofrendo com sua ausência. O hiato não foi em vão. Hoje, as escolas particulares desfrutam de liberdade de mercado para ofertar seus serviços.

     

    1994 – Ousadia e concretude
    A construção da sede própria em Taguatinga, cidade fundacional do grupo

    O Projeção sempre teve um caráter dinâmico e procurou oferecer o melhor para seus alunos. Para demonstrar essas habilidades de forma mais ousada e concreta, em 1994, foi construída a sede própria em Taguatinga, cidade fundacional do Projeção. As obras duraram pouco mais de um ano.

     

    2000 a 2010 – A década do grande salto
    A criação da Faculdade Projeção e abertura de novas unidades

    O próximo grande salto seria dado no ano 2.000, quando foi fundada, como parte do Grupo, a Faculdade Projeção, com sede própria em Taguatinga. O crescimento e consolidação se dariam ao longo da década. Em 2004, mais uma nova unidade de educação superior surgia; desta vez no Guará. Dois anos depois, em 2006, o Ensino Superior Projeção chegava ao Plano Piloto, na Asa Norte, oferecendo cursos de Pós-Graduação. Em 2009, o Grupo alcança Ceilândia, ao incorporar a antiga Faculdade Cenecista de Brasília, hoje Faculdade Projeção de Ceilândia.No final do mesmo ano, outra incorporação faria o Projeção chegar a Sobradinho: a então ESPAM (Escola Superior Professor Paulo Martins), foi adquirida. Em 2014, mais uma unidade de educação superior foi incorporada ao Grupo: a FAJESU (antiga Faculdade Jesus Maria José), em Taguatinga Norte. A nova unidade tornou-se primeiramente FAJESU-Projeção e, consolidada, transformou-se então em Faculdade Projeção de Taguatinga Norte.

     

    2015 – A expansão da educação básica
    A incorporação das unidades de Sobradinho e Taguatinga Norte

    Na Educação Básica, duas novas unidades foram incorporadas em 2015: o colégio PROJEÇÃO-Sete Estrelas, em Sobradinho; e o colégio PROJEÇÃO – Santa Terezinha, em Taguatinga Norte. Naquele momento, já eram cinco unidades de Educação Superior (Taguatinga, Taguatinga Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho) e cinco de Educação Básica (Taguatinga, Taguatinga Norte, Guará I, Guará II e Sobradinho). Próximo dos 40 anos de história, o Projeção mostra que suas décadas de desenvolvimento são marcadas, sobretudo, pelo reinvestimento permanente das receitas geradas pela atividade educacional na própria instituição. Como dito com frequência por seu fundador, “o Projeção é para Sempre”.

     

    2016 – Projeção torna-se Centro Universitário
    Campus I, em Taguatinga; e Campus II, em Taguatinga Norte

    No dia 22 de junho de 2016, portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União, confirmou a transformação da Faculdade Projeção em Centro Universitário; uma das maiores conquistas do Grupo Projeção. A partir deste dia, em um reconhecimento por décadas de trabalho, dedicação e seriedade, a Faculdade Projeção passou a ser UniPROJEÇÃO. O Centro Universitário Projeção tem o Campus I em Taguatinga e o Campus II em Taguatinga Norte.

     

    2017 – Criação do PROJEÇÃO VIRTUAL
    Centro Universitário e Faculdades Projeção passam a oferecer cursos superiores a distância

    O Grupo Projeção chega aos 40 anos de fundação em 2017 com uma novidade em seu posicionamento de mercado. Com uma grade de mais 50 cursos superiores oferecidos em seis unidades, o grupo lançou 5 opções de cursos superiores a distância em seu novo pólo na Asa Norte: Administração, Ciências Contábeis , Recursos Humanos e Gestão Pública.

     

    11 unidades entre Educação Básica e Superior

    Com quatro décadas desde a fundação, em 1977, o Grupo Projeção tem hoje 11 unidades no Distrito Federal, que oferecem Educação Básica e Educação Superior: Colégio Projeção de Taguatinga, Colégio Projeção de Taguatinga Norte, Colégio Projeção do Guará I, Colégio Projeção do Guará II, Colégio Projeção de Sobradinho, Centro Universitário Projeção – Campus I (Taguatinga), Centro Universitário Projeção – Campus II (Taguatinga Norte), Faculdade Projeção de Ceilândia, Faculdade Projeção do Guará, Faculdade Projeção de Sobradinho e Pólo EAD Asa Norte.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias