spot_img
segunda-feira, 18 março, 2024
More
    InícioDistrito FederalRepresentantes dos movimentos de combate ao câncer se reúnem em Brasília para...

    Representantes dos movimentos de combate ao câncer se reúnem em Brasília para a 3ª Jornada dos Voluntários da Saúde

    -

    O evento tem o objetivo de chamar a atenção de políticos e autoridades públicas para a prevenção e tratamento digno do câncer
    A Federação Brasileira da Entidades de Combate ao Câncer – Febec, com apoio do centenário hospital filantrópico Amaral Carvalho de Jaú, promove a 3ª Jornada dos Voluntários da Saúde. O evento será realizado entre os dias 5 a 7 de agosto, em Brasília, e reunirá 40 representantes das Ligas que congregam os mais de 4 mil voluntários que colaboram com o Hospital e com a causa.  Os voluntários fazem parte do Movimento de Luta contra o Câncer paulista, que abrange 4.200 voluntários de 108 Ligas de Combate à doença, que, juntas, atendem cerca de 25.000 pacientes em todo o estado.

    Na programação, a principal atividade será a visita dos aos gabinetes dos parlamentares no Congresso. Um dos objetivos da ação é sensibilizar deputados e senadores sobre a necessidade de disponibilizar mais ajuda para a prevenção e o tratamento adequado do câncer no país. Outro momento importante da programação será o jantar de encerramento, no dia 06, que contará com a presença de diversas autoridades, inclusive do Ministério da Saúde, além de representantes do Hospital e de várias ligas de combate ao câncer do estado de São Paulo que serão homenageados.

    Entre os homenageados está a psicóloga Karina Bisioli Vilella, de Jaú, que há um ano reserva parte do seu dia como voluntária, percorrendo o hospital. Karina é a Florzinha, uma das integrantes do grupo Remédicos do Riso, que tem como objetivo levar alegria aos pacientes internados em tratamento no hospital. “A gente encontra pessoas em situação psicológica muito complicada diante do diagnóstico do câncer. O nosso objetivo é levantar o astral de quem está nessa situação’, conta a psicóloga. “É muito gratificante poder alegrar um pouco a vida das pessoas. E acho que esse trabalho também ajuda no tratamento”, finaliza.

    O Hospital Amaral Carvalho é um dos organizadores da Jornada dos Voluntários da Saúde. De acordo com o CEO do hospital, Antônio Luiz Navarro, o evento chega em um momento importante para o país. “No Brasil, o câncer provoca a morte de aproximadamente 240 mil pessoas por ano. A enfermidade é a segunda maior causa de morte no país”, lembra Navarro. Diante de tantos casos de câncer, é fundamental que a sociedade civil se mobilize e se uma para cobrar apoio no tratamento da doença”, acrescenta o CEO.  Além da visita aos gabinetes dos parlamentares, os participantes da jornada conversarão com autoridades da saúde sobre os principais problemas enfrentados pelos pacientes.

    Deficit – Referência no tratamento oncológico, sendo um dos que mais realiza transplantes de medula óssea na América Latina, Hospital Amaral Carvalho conta com diversos programas e tratamentos de ponta, além de atividades de prevenção, pesquisa, e até acompanhamento domiciliar dos pacientes. O hospital realiza mais de 1 milhão de procedimentos, incluindo quimioterapia e radioterapia, 19 mil cirurgias e 710 mil exames de imagem e laboratoriais. Para sua manutenção o hospital, que começou com a doação de um terreno da familia Amaral Carvalho para a construção de uma maternidade, conta com recursos do do Sistema Único de Saúde – SUS, porém há um déficit significativo entre o que recebe da tabela SUS e o que gasta nos tratamentos.

    Para poder atender às necessidades e oferecer tratamentos e atendimento de excelência, o hospital, que atende mais de 75 mil pacientes de todo o País ao ano, conta com doações de pessoas, empresas e dotações orçamentárias por meio de emendas parlamentares, por exemplo. “Sem isso não temos como avançar especialmente nos projeto de pesquisa, prevenção e acompanhamento domiciliar, que são, a nosso ver, aspectos muito importante no que se refere à cura da doença” avalia Antônio Luiz Navarro, CEO do Amaral Carvalho.  “Por isso este trabalho dos voluntário é tão importante para nós e consideramos a homenagem mais do que justa”” completa Navarro.

    Sobre o Hospital Amaral Carvalho
    O Hospital Amaral Carvalho (HAC) é uma centenária instituição que promove a saúde e bem-estar aos brasileiros. Referência em oncologia e transplantes de medula óssea, prioriza a assistência social e conta com uma rede de mais de quatro mil voluntários que integram as Ligas de Combate ao Câncer. Localizado em Jaú, interior paulista, o HAC recebe anualmente, em média, 75 mil pacientes de todos os estados do país, a maioria de São Paulo, e realiza mais de um milhão de procedimentos, como quimioterapia e radioterapia. Além de prestar assistência à saúde de qualidade com foco na segurança dos pacientes, se destaca pela abordagem humanizada. Uma das iniciativas que beneficiam seus usuários é o vínculo com grupos voluntários que oferecem suporte aos mais carentes para garantir a continuidade e melhores resultados no tratamento.

    Sobre as Ligas de Combate ao Câncer
    O movimento voluntário do Hospital Amaral Carvalho teve início na década de 90, a partir da criação da Entidade Anna Marcelina de Carvalho, em Jaú/SP, com um grupo de senhoras, entre elas, esposas de médicos e diretores, que atendiam as necessidades dos usuários do hospital que residiam na cidade. O êxito das atividades incentivou a organização de uma rede de apoio nos municípios que mais encaminhavam pacientes para tratamento oncológico, como Garça, Santa Cruz do Rio Pardo e Ibitinga. Escolhido para ser articulador desses grupos, José Eduardo Nadalet saiu em busca de interessados em ajudar, e então, passou a cadastrar voluntários, orientar e acompanhar as ações.

    Esse modelo se expandiu a vários municípios e, hoje, conta com mais de 4 mil pessoas que oferecem suporte a aproximadamente 25 mil pacientes através das 108 Ligas de Combate ao Câncer vinculadas ao HAC. Fundamentais às políticas de saúde pública e ao bem-estar de milhares de brasileiros, o voluntariado supre carências de atenção extra-hospitalar dos doentes, como questões de logística, condições financeiras e até mesmo incentivo durante as etapas do tratamento. Nas cidades em que esses grupo atuam, o índice de cura é 12,4% superior em relação a outras localidades, segundo levantamento do Registro Hospitalar de Câncer do HAC.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias