Rum parte 2

Rum parte 2

4
0

Fermentação e destilação

Para iniciar o processo de fermentação acrescenta-se leveduras ao melaço da cana-de-açúcar. As leveduras são fungos que transformam o açúcar em álcool.

Na fabricação do rum, pode ser utilizada a destilação tradicional (Pot Still) ou contínua (Patent Still).  Na destilação contínua feita em alambiques de aço inox, o rum possui características mais leves. Na destilação tradicional, o rum é mais rico em sabor e aroma.

Envelhecimento e engarrafamento

Para finalizar a produção do rum, ele é envelhecido em barris por algum tempo antes de ser engarrafado. A maior parte dos produtores exige que o rum seja envelhecido por pelo menos um ano após o processo de destilação, mas esse tempo pode variar conforme as preferências de cada rótulo. O rum é, normalmente, envelhecido em barris de Bourbon, embora existam produtores que optem por envelhecer em barricas de carvalho ou outra madeira. No envelhecimento o rum adquiri cor e aroma.

Antes de engarrafado, é feito um blend (mistura) de dois ou mais runs de destilações diferentes. Não existe um controle ou padrão do rum no mundo. Cada país confere legislação própria para o processo de elaboração. Um produto Premium pode chegar até 20 anos de envelhecimento, ficando o produto final robusto e aveludado, este deve ser degustado puro. Também encontramos os chamados runs aromatizados, produzidos por infusão de especiarias e frutos.

Mojito

Mojito é um coquetel cubano a base de rum branco. No século XVI era consumido como remédio para males respiratórios e estomacais. Hoje é uma ótima opção refrescante para combater o calor cubano. Confira abaixo a receita clássica do mojito que trouxemos para vocês.

Ingredientes: 40ml de rum branco, 20ml de sumo de limão, folhas de hortelã (entre 8 e 10), 1 colher (de bar) e 1/2  de açúcar e água com gás para completar.

Modo de preparo: macere as folhas de hortelã com o limão e o açúcar em um copo long

Drink, complete o copo com gelo, adicione o rum, complete com água com gás e misture os ingredientes.

 

(4)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE