spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sábado, 20 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASEnogastronomiaSOMMELIER DE CERVEJA

    SOMMELIER DE CERVEJA

    -

    O que faz um sommelier de cerveja?

    Quando escutamos a palavra sommelier, logo lembramos do sommelier de vinhos, profissional conhecedor de vinho, capacitado para realizar a melhor compra, o correto armazenamento, a carta de vinhos, a harmonização e o serviço do vinho. Mas hoje estamos falando de um profissional muito importante para o mercado enogastronômico, estamos falando do sommelier de cervejas. O sommelier beer é preparado para exercer de forma ética a comercialização, orientação, harmonização e o serviço das cervejas.

    No Brasil, a instituição mais capacitada para formar sommelier de cerveja chama-se Science of Beer. Criada com o objetivo de transformar a paixão nacional em profissão, o instituto tem formado renomados profissionais do Brasil. A paixão por cerveja é tão contagiante, que os professores dizem com muito orgulho “Eu ensino cerveja!”.

    A Science Of Beer com sede em Florianópolis (SC) vem promovendo cursos voltados para o mercado cervejeiro desde 2013, a instituição se preocupa em formar pessoas preparadas para o novo cenário cervejeiro do Brasil. O mercado é promissor, hoje no Brasil, existe aproximadamente 200 micro fábricas de cervejas registradas, sua grande maioria nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, encontramos facilmente cervejas produzidas no mundo inteiro nas importadoras e empórios especializados em cervejas. Com isso lojas, bares, restaurantes, importadoras e distribuidoras de cervejas, estão gerando grande demanda por profissionais especializados em cervejas.

    O curso de formação em sommelier de cerveja tem a carga de 70 horas, nesse período, o aluno degusta 80 rótulos de cervejas e aprende a interpretar cada estilo utilizando as fichas de degustação. Ao final do curso o aluno estará apto a compreender e executar regras de harmonizações; conhecer e avaliar diferentes estilos de cervejas através de análise sensorial; dominar técnicas de degustação e características organolépticas; executar com eficiência o serviço da cerveja e outras bebidas; elaborar cartas de bebidas e gerir o estoque. O aluno também sai com um conhecimento significante sobre outras bebidas alcoólicas.

    O Jornal do Planalto estará presente nas aulas que terão início dia 28/05/2016 em Brasília, no Empório Soares e Souza. Para mais informações acessem http://www.scienceofbeer.com.br/ ou escrevam para contato@scienceofbeer.com.br .

    Sérgio Paiva Gastrólogo especialista em vinhos sergioenogastronomia@gmail.com
    Sérgio Paiva
    Gastrólogo especialista em vinhos
    sergioenogastronomia@gmail.com

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias