Spritz

Spritz

2
0

O spritz é um dos coquetéis mais famosos e apreciados no norte da Itália. Integra o cardápio de todos os bares de Milão e é o preferido do happy hour, tanto no verão quanto no inverno.

Breve história

A origem do spritz é desconhecida, todavia acredita-se que os soldados do império austro-húngaro, que estavam em Friuli-Venezi Giulia, para diminuir a elevada gradação dos vinhos de Vêneto, os teriam alongado com água gaseificada. Nos anos seguintes, o hábito teria se difundido em outras cidades, com a introdução progressiva de alcoólicos vermelhos, como o Aperol, o Cynar, o Bitter, o Select (quase exclusivamente na cidade de Veneza) ou pretos como o China Martini.

Com o passar dos anos, a bebida difundiu-se rapidamente em outras cidades do Vêneto, de Friuli-Venezia Giulia e de Trentino. Não existe uma composição única para o spritz, encontramos variantes para cada cidade, desenvolvidas livremente pelos bartenders, cada um com uma preparação particular. Um denominador comum entre as variantes existentes é a presença do vinho branco e água com gás ou seltz.

Aperol Spritz, o drink do momento no Brasil e no mundo

Um coquetel bem refrescante é a cara do Brasil. Tem um leve toque amargo por conta do Aperol, mas não chega a incomodar, pelo contrário.

O Aperol também tem um pouco de doce. A adição do espumante equilibra o sabor e faz o drinque oscilar entre o cítrico e o amargo, o que torna o drink leve e fácil de beber.

Como o próprio nome é uma referência às palavras francesas apéritif, ou apéro, que no bom e velho português significam aperitivo. Na Itália, o Aperol spritz é servido com chips, azeitona e outras entradinhas. O teor de álcool relativamente baixo (11%) da bebida é repetidamente citado como uma das chaves do seu sucesso.

A estética do Aperol Spritz

A tonalidade incomum, laranja bem chamativo, ajuda na difusão do drinque, que, em geral, é servido em copos baixos ou taças grandes de vinho. O efeito é aquela tradicional olhadinha dos clientes das mesas vizinhas que acabam perguntando para o garçom do que se trata. A final de contas, uma boa degustação sempre começa com análise visual do produto.

Receita

O Jornal do Planalto traz uma bela receita do Aperol Spriz para você. Divirta-se.

Em uma taça grande para vinho, coloque 2 rodelas finas de laranja e encha a taça de gelo. Depois, coloque 70ml de aperol e em seguida mexa bastante. Quanto mais você mexer, menos amargo ficará o seu drink pois a acidez da laranja vai contrabalancear o amargor do aperol. Acrescente 70ml de algum espumante brut rosé, 20ml de água com gás e pronto, é só degustar.

(2)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE