spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sexta-feira, 19 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASNutriçãoTudo sobre o tofu

    Tudo sobre o tofu

    -

     

    Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591
    Instagram/Facebook: @talytamac
    Consultas: 61 99449-5532

     

     

     

    Você já deve ter ouvido falar em tofu, mas talvez nunca tenha experimentado, ou experimentado de uma forma não tão saborosa. Descubra um pouco mais deste alimento, quais benefícios do consumo e uma receita especial para prepará-lo.

    Como ele é feito?  Os grãos de soja são misturados e aquecidos para extrair o leite de soja, que é tratado com compostos para obter tofu.

    A qualidade da proteína dos grãos de soja é um dos motivos mais atraentes – alto teor de proteína e baixo de carboidratos. É uma boa fonte de ácidos graxos insaturados, vitaminas do complexo B e cálcio. Entre as proteínas vegetais disponíveis, a soja demonstrou ter proteínas de alta qualidade e boa digestibilidade.

    A substituição de alimentos ricos em ácidos graxos saturados (por exemplo, carnes) por alimentos à base de soja apresentou melhora na concentração de colesterol e reduziu o risco de doença coronariana. Este é um alimento muito consumido nas dietas tradicionais asiáticas, onde alguns estudos demonstraram que esta população possui riscos mais baixos de doença cardíaca coronária e possível benefício contra o câncer de próstata, cólon, mama e ovário, sintomas da menopausa, osteoporose e obesidade.

    Parece plausível que a melhor vantagem no consumo de alimentos à base de soja venha de uma ingestão pequena, mas frequente. A redução do risco de câncer de mama em estudos foi associada a maior ingestão de soja, principalmente no início da vida.

    É importante ressaltar que o recomendado é ter uma alimentação variada, e não consumir todos os dias o mesmo tipo de alimento. Outra orientação é que, caso você tenha alguma doença de base, procure profissionais para orientação quanto ao consumo. Talvez você esteja se perguntando agora se outros alimentos fonte de soja possuem os mesmos benefícios. A resposta é não. O óleo de soja tem quantidades insignificantes dos ativos que conferem benefício ao tofu, bem como a proteína texturizada, que contém também compostos possivelmente nocivos à saúde.

    Farofa funcional de tofu

    Ingredientes:

    • 200g de tofu orgânico
    • 1 xícara de farelo de aveia
    • 1 cebola pequena
    • Meia cenoura
    • Cheiro verde
    • Sal
    • Páprica defumada e alho

    Modo de preparo: pique o tofu em cubinhos, tempere com sal, páprica defumada e alho a gosto, reserve. Pique a cebola em pedaços pequenos e rale a cenoura. Em uma panela, refogue a cebola e cenoura com azeite, por 2 minutos, depois adicione o tofu e refogue mais 2 a 3 minutos, sempre em fogo baixo. Desligue o fogo, adicione o farelo de aveia, o cheiro verde picado, misture bem e sirva. Bom apetite!

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias