spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sexta-feira, 19 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASEnogastronomiaUma breve história da uva Carménère

    Uma breve história da uva Carménère

    -

    Etiene Carvalho – blogvinhotinto@gmail.com
    Jornalista e editora do Blog Vinho Tinto
    Sommelier Fisar, Especialista em Vinhos da França (FWS), especialista
    em Vinhos da Califórnia (CWS) e (WSET)

    Hoje, vou escrever sobre uma uva adorada por muitos brasileiros: a Carménère. Muita gente nem sabe, mas, essa é uma uva francesa que, no início do século XVIII,desfrutava de grande reputação e estava sempre presente nos melhores cortes de Bordeaux, de onde é originária. No entanto, tendo em vista os danosos efeitos da praga da filoxera (um dos mais desafiadores flagelos que se tem história no mundo do vinho e que devastou maciçamente os vinhedos europeus no final do século XIX) a Carménère praticamente desapareceu da França.

    Considerada extinta por séculos, ela reapareceu de forma totalmente acidental em 1994 no Chile, onde estava sendo confundida com a uva Merlot. A partir de então, a Carménère passou a ser a marca registrada da vitivinicultura chilena. Esta variedade regional produz vinhos encorpados e de bom volume alcoólico, apresenta boa estrutura e taninos mais suaves que a Cabernet Sauvignon, por exemplo. Uma marca típica dessa variedade são seus aromas herbáceos, especialmente de pimentão verde. Um detalhe que faz com que essa uva seja amada ou odiada.

    Curiosidade

    É comum encontrar nomes diferentes para a mesma uva, até dentro de um mesmo país. Na verdade, podem se tratar de apelidos. O grande problema acontece quando os vinicultores começam a chamar uma casta pelo nome de outra por acharem realmente se tratarem ser a “outra” uva. (Neste caso, entra a figura do ampelógrafo – botânico especializado em examinar as videiras para identificá-las e classificá-las). No Chile, por exemplo, grande parte do que os produtores acharam ser Merlot era, na verdade, Carménère. Na Califórnia, descobriu-se que algumas das chamadas Pinot Blanc eram Melon de Bourgogne. Leia o livro Vines, Grapes and Wines (Videiras, Uvas e Vinhos) de Jancis Robinson e saiba mais interessantes estórias sobre o assunto.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias