Início Arquitetura & Construção Uma escada para chamar de minha
Uma escada para chamar de minha

Uma escada para chamar de minha

0
0

Seleção especial de projetos com propostas diferenciadas e inspiradoras

 

A escada é um elemento de ligação entre espaços, mas, para nós profissionais, é ainda mais. É uma oportunidade, excelente, aliás, para tornar ainda mais especial um projeto e, claro, dar identidade. Em diferentes estilos, ela pode, inclusive, ser o destaque de uma decoração. Para quem sonha com uma, além de algumas dicas, tenho também muitas inspirações.

Do ponto de vista estético e funcional, o mármore, assim como o granito, é uma excelente opção de revestimento. Mas, atenção: em áreas externas, o ideal é pesquisar opções que não mancham com facilidade, afinal, temos que considerar as variações de clima, luminosidade e tráfego, que varia de acordo com os ambientes. Quando falamos sobre valores, vale ressaltar também que o mármore, o clássico da decoração, é mais caro.

Se a opção é por um quartzito, sim, aquela peça que vale muito ter em casa e que é impossível não se apaixonar, temos uma boa notícia: ele une a beleza do mármore à resistência do granito e pode ser explorado em diversos ambientes, o que, para os amantes de espaços integrados e com uma linguagem unificada, é um ponto a mais. A rocha, tida como nobre e versátil, é abundante em estados como Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás e é composta por mais de 90% de quartzo, o que a torna muito resistente, até mais do que o granito.

A escada em madeira é também uma excelente e encantadora ideia. Resistente, a solução está presente na arquitetura desde os primórdios e só por isso já dá para ter a certeza de sua beleza e durabilidade. O único porém dessa escolha está relacionado aos valores, uma vez que, além do material, é necessário investir em mão de obra especializada. Para além disso, é versátil, elegante, durável e, como sempre gosto de ressaltar, tem opções sustentáveis.

Quadratti Arquitetura. Escada em Bege Bahia levigado. Foto: Edgard César

Casa Braconi – Denise Zuba Arquitetos. Escada em Quartzito Mont Blanc Multipedras.  Foto:  Phill Vaz
Projeto Attrium Arquitetura – Escada em Multistone Branco Prime Multipedras. Foto: Edgard César

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *