spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
quinta-feira, 18 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASDF RuralVariedade de mandioca testada pela Emater-DF e Embrapa Cerrados apresenta dobro de...

    Variedade de mandioca testada pela Emater-DF e Embrapa Cerrados apresenta dobro de produtividade

    -

    Os primeiros resultados dos testes de validação da variedade da mandioca amarela BRS 429, no Núcleo Rural Taquara, foram medidos e a resposta foi satisfatória.  A média de produtividade obtida a partir da amostragem foi de 71,5 toneladas por hectare, mais do que o dobro da média das variedades comumente usadas no Distrito Federal, que fica entre 30 e 35 toneladas por hectare.  O trabalho é uma parceria entre a Emater-DF e a Embrapa Cerrados, que desenvolveu a variedade.

    O extensionista e gerente do escritório da Emater-DF na Taquara, Fabiano Carvalho, relata que os testes foram feitos em três canteiros de 60 metros de comprimento cada, na propriedade do agricultor familiar Daniel José Lopes, 69 anos, e do filho dele, Hugo Leonardo Lopes da Silva, 39 anos. Com a aplicação de todas as orientações técnicas foi possível obter sucesso na produtividade.

    “Para chegar a esses resultados é preciso plantar em canteiro, com cobertura de lona mouching, adubação de base e em cobertura e irrigação por gotejamento. Tudo isso contribuiu para o aumento da produtividade e a maior uniformidade da raiz”, ressaltou Fabiano Carvalho. Os primeiros resultados foram colhidos nesta semana.

    Carvalho destaca que a mandioca BRS 429 é uma boa alternativa para os produtores fazerem rotação de cultura em áreas de cultivo de tomate e pimentão, por exemplo.

    “Estou citando estes dois exemplos porque são culturas bastante exigentes em fertilidade e, por conta disso, nos locais onde o produtor tenha feito toda a adubação necessária para elas, o solo já está bastante corrigido. Neste caso, ele não precisa nem da adubação de base e ainda consegue fazer a rotação com uma cultura barata e bastante produtiva”, sugere.

    O produtor Hugo Lopes ficou satisfeito com o resultado e deve ampliar o plantio da variedade para uma área entre um ou dois hectares – o tamanho vai depender da quantidade de ramas que ele conseguir extrair desta colheita. “Geralmente arranco mandioca com um ano. Essa, arranquei com 10 meses e com uma produtividade muito maior”, compara.

    Hugo acredita que, comercialmente, a nova mandioca também terá boa aceitação. A coloração dela é um pouco mais amarelada que a convencional e o sabor, ele garante, que vai agradar: “Cozinhei aqui em casa já. Nossa, derreteu”!

     

    Emater-DF e Ministério da Cidadania apoiam hortas pedagógicas no Programa Forças no Esporte

    Representantes da Emater-DF e do Ministério da Cidadania realizaram uma visita técnica na entidade social Nosso Lar, situada na Candangolândia, para verificar a horta comunitária implantada por meio de convênio entre os órgãos. O objetivo foi mostrar a horta, que tem caráter pedagógico, a integrantes da Marinha e da Escola Superior de Guerra do Exército para inclusão do projeto entre as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp).

    O convênio destinou recursos para aquisição de insumos necessários para manutenção/implantação de 100 hortas em escolas públicas e entidades socioassistenciais. A parceria visa promover a agricultura urbana, na forma de produção agrícola sustentável, nas comunidades carentes e urbanas do Distrito Federal.

    “A ideia é replicar o modelo das hortas em unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, incluindo as hortas entre as atividades do Profesp. Vamos prestar todo o apoio necessário nesse projeto”, ressaltou Rogério Viana, coordenador do Programa de Hortas Urbanas da Emater-DF.

    De acordo com o Ministério da Cidadania, há interesse de que as hortas sejam instaladas nas organizações militares que atendem ao Programa Forças no Esporte (Profesp), no Distrito Federal.

    “Consciência ambiental, produção sustentável, cultivo de alimentos e reutilização de água das chuvas, como meio de melhor aproveitar os recursos naturais, são alguns dos aprendizados repassados por meio desse projeto das Hortas Pedagógicas”, explicou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

    Programa

    O Profesp é um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação.

    Por meio do Profesp, são oferecidos aos alunos da rede pública e crianças e adolescentes de entidades socioassistenciais práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento de valores sociais e assegurando o exercício da cidadania.

    Ascom/Emater-DF

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias