Início Enogastronomia Vinhos para o verão
Vinhos para o verão

Vinhos para o verão

8
0

O vinho ainda é muito relacionado ao clima frio. Quando olhamos para uma lareira acesa e um bom foundue, a primeira bebida quem vem à mente é o vinho. Sem dúvida, essa é uma combinação perfeita; mas, e no verão?

Será que realmente é preciso trocar o meu vinho pela cerveja ou pela caipirinha? A resposta é não. Seguem algumas dicas para quem não abre mão de um bom vinho em todas as estações do ano.

Climas quentes combinam com vinhos leves e refrescantes, há uma infinidade deles. Vinhos brancos, rosés, espumantes, frisantes e até mesmo alguns tintos caem muito bem com o clima tropical.

Tintos

Não há segredos. Prefira um tinto leve e frutado, a exemplo das uvas pinot noir e o gamay, que tendem a concentrar um menor teor de taninos e a serem mais frutados, desde que não tenham passagem em barricas de carvalho. Esses vinhos devem ser consumidos ainda jovens, ou seja, com no máximo cinco anos, o que garante boa acidez e preserva seus aromas de frutas. Eles devem ser servidos entre 12ºC e 14ºC.

Dica: DADIVAS PINOT NOIR (2013)

Harmonização: Combina com carnes vermelhas delicadas e suculentas, aves com molhos consistentes e queijos macios.

Rosés

O vinho rosé tem conquistado cada vez mais espaço e combina muito bem com o verão brasileiro. Além disso, ele harmoniza com uma grande variedade de pratos, como frutos do mar, salmão, embutidos e outros. A temperatura de serviço de um vinho rosé é entre 6°C e 8°C. Se não tiver adega, resfrie o vinho na geladeira e, quando for servir, coloque em uma champanheira com gelo para manter a temperatura.

Dica: Villa Francioni Rosé 2013

Harmonização: Ostra, camarão grelhado, peixes com molhos delicados e canapés.

Branco

Os vinhos brancos também encaixam-se perfeitamente nesse perfil. Na hora de adquirir seu rótulo, dê preferência aos brancos elaborados com uvas brancas, com produto final de cor clara e brilhante. Há ótimos vinhos brancos brasileiros produzidos com as uvas sauvignon blanc e chardonnay. O sauvignon blanc geralmente produz vinhos muito aromáticos e que remetem ao maracujá e limão siciliano, têm boa acidez e combinam com pratos e petiscos leves. Já o chardonnay produz vinhos um pouco mais complexos, muitos estagiam em barrica de carvalho. Estes já harmonizam com queijos e pratos mais elaborados, como, por exemplo, uma moqueca. Sirva os brancos leves entre 8ºC e 10ºC, e os encorpados entre 10ºC e 14ºC.

Dica: L.A. Jovem Sauvignon Blanc – Considerado por muitos sommeliers o melhor Sauvignon Blanc produzido no Brasil.

Harmonização: Carpaccio, queijo de cabra, ceviche e culinária japonesa.

Espumante

Agora, a grande celebridade. Nenhuma bebida combina tanto com o verão como os vinhos espumantes, que vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado nacional. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda de espumantes aumenta 30% nesta estação. Taças com espumante e um prato com ostras retratam a magnitude do verão. Mantenha seu espumante entre 6ºC e 8ºC.

Dica: Cave Geisse Brut – Reconhecido como um dos principais espumantes do Brasil. Expressa perfeitamente o terroir da Indicação de Procedência Pinto Bandeira.

Harmonização: Aperitivos, saladas, entradas, carnes leves, peixes e frutos do mar.

 

Sérgio Paiva

Gastrólogo e sommelier

sergioenogastronomia@gmail.com

(8)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *