spot_imgspot_img
sábado, 27 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeFacetas de porcelana e lentes de contato dentais

    Facetas de porcelana e lentes de contato dentais

    -

    Facetas de porcelanas e lentes de contato dentais são basicamente a mesma coisa. São alguns nomes diferentes do mesmo procedimento odontológico, assim como facetas laminadas e laminados cerâmicos. Porém as duas diferem na espessura do material.

     

    As facetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, são pedaços de porcelana personalizados que o cirurgião-dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar sua aparência e reparar danos. As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança e a autoestima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

     

    Já as lentes de contato dentais são facetas ultrafinas que nada mais é que uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes com manchas, amarelados ou levemente desalinhados.

     

    A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores, entre eles:
    – a necessidade estética;

    –  a melhora da função mastigatória;

    – a expectativa do paciente;

    -a integridade da estrutura dentária remanescente;
    – a durabilidade.

     

    Saude_Leonardo_Facetas_1

    No tratamento estético com facetas de porcelana é preciso desgastar a estrutura do dente; já nas lentes de contato dentais, na maioria dos casos, o desgaste realmente não é necessário, mas o cirurgião-dentista pode decidir desgastar alguma parte do dente por um ganho estético que valerá a pena.

     

    Se o objetivo é a transformação do sorriso, o resultado total só é possível se forem colocadas em todos os dentes que aparecem quando você sorri. A transformação é impressionante.

     

    Quanto a durabilidade, por serem materiais com pouca espessura, para melhor compreensão vamos fazer uma comparação com a construção civil. Imagine como é fixado o laminado em porcelanato no piso da sua casa. A lâmina do porcelanato é bem fina se comparado com o contrapiso, não é? Mas se o contrapiso estiver totalmente regular e sólido e a lâmina ficar totalmente apoiada sobre ele, não existe a chance de quebrar. A não ser que sofra algum impacto altamente forte.  A faceta de porcelana funciona assim também. Porém, é claro que nas áreas incisais é necessário um cuidado especial com hábitos nocivos, como morder tampa de caneta, prego, parafuso, tampa de garrafa, milho de pipoca, carroço de azeitona etc.

     

    As facetas de porcelana e as lentes de contato dentais não exigem manutenção especial.
    Os cuidados são os mesmos que o paciente tinha antes. Além da limpeza diária, com escovação e uso de fio dental, são recomendadas visitas ao cirurgião-dentista, para revisões periódicas.

    Leonardo Henrique Nóbrega Gomes Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 – lote 8 – Taguatinga Norte – Fone 3351.2055

     

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias