
A famosa Ponte JK (Juscelino Kubitschek), é um dos pontos turísticos mais fotografados de Brasília. Ela também é conhecida como “Terceira Ponte”, devido aos três arcos que faz uma representação do eixo entre Lago Sul, Paranoá e São Sebastião, que atravessa o Lago Paranoá.
O monumento inaugurado em 15 de dezembro de 2002 foi projetado pelo arquiteto brasileiro Alexandre Chan. Possui uma enorme estrutura e sofisticado designer dos arcos assimétricos que foi inspirado na passarela do Aquário Público do Porto de Nagoya, no Japão. A envergadura dos arcos metálicos faz alusão ao movimento de uma pedra saltando sobre o espelho d ‘água. A Ponte JK está em uma localização privilegiada, onde o pôr do sol é enaltecido.
Antes da ponte ser finalizada, em 1998, o Governo do Distrito Federal e a TV Brasília, promoveram um concurso para que a população sugerisse um nome. Apareceram várias sugestões, entre elas “Ponte do Mosteiro”, nome dado pelo ganhador Heverton Anunciação, morador do Guará, que recebeu o prêmio no valor de dois mil reais. Com o desenvolvimento da construção, o nome foi alterado pela equipe do governo da época.
Em 2003, Alexandre Chan, foi contemplado com a medalha Gustav Lindenthal, oferecida pela Internacional Bridge Conference (IBC) – Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. No Brasil recebeu o Prêmio da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) – Melhores obras em aço, na categoria pontes e viadutos.
Visivelmente a construção é bem arquitetada e chama a atenção principalmente pela inconfundível harmonização ambiental existente ao seu redor, devido às qualidades estéticas da obra, a ponte ficou conhecida como uma das mais belas do mundo.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.





