Em homenagem ao aniversário da cidade, mostra realizada no Anexo do Museu Nacional traz fotografias e joias inspiradas na capital federal
Propor uma experiência sensorial para deficientes visuais e para o público em geral. Este é um dos objetivos da exposição “Brasília em todos os sentidos”, que ocorrerá de 03 de maio a 03 de junho, no Anexo do Museu Nacional de Brasília. Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a mostra prestará ainda uma homenagem ao aniversário da capital federal, comemorado no próximo dia 21.
Com curadoria de Nelson Inocêncio, professor do Departamento de Artes visuais da UnB, a exposição apresentará fotografias que trazem Brasília de vários ângulos e sentidos, sob as lentes da fotógrafa e psicóloga Luiza Amadeu. Além disso, serão expostas joias criadas pela designer Joana Prudente que explora as formas da arquitetura de Brasília com foco nas curvas de Niemayer, possibilitando aos deficientes visuais sentir as formas da capital por meio do tato e aos videntes uma nova forma de perceber a beleza de cada canto.
Para Nelson, a mostra também será uma oportunidade de chamar a atenção para a necessidade de ampliação das políticas culturais, de modo a atender os diferentes segmentos de nossa sociedade. “Brasília em todos os sentidos é, para mim, um projeto desafiador enquanto profissional do campo das artes visuais. Ao me deparar com o universo das pessoas com deficiência, acabei acessando um mundo pouco conhecido e isto fez com que eu ampliasse o meu repertório em relação às diversidades”, destaca o curador da exposição.
As fotos remetem a lugares onde as pessoas se encontram, espaços culturais do Plano Piloto e das demais Regiões Administrativas. Mostram do Teatro Nacional ao hotel abandonado no centro da cidade, da Catedral à Praça dos Orixás, permitindo aos visitantes terem uma experiência de fotografia palpável. E as joias, na simplicidade de suas formas, permitem um passeio tátil pelas curvas e retas da cidade, trazendo a leveza e a beleza que podem ser vistas com os olhos, mas também com as mãos.
Joana começou a se dedicar à criação de joias após concluir o curso de Mestrado. “Do estudo sobre arte e da experiência de viver em Brasília, vem a opção por articular estes elementos de maneira limpa, minimalista, e o gosto pela tridimensionalidade e certa incompletude”, aponta a designer de joias.
A ideia deste projeto acolhedor e inclusivo surgiu quando Lurdinha Danezy, que há 20 anos atua com projetos voltados para levar cultura a pessoas com diagnóstico de deficiência, conheceu Luiza Amadeu, estudante de psicologia da UnB que propunha um trabalho universitário de fotografias para cegos a partir da texturização. Deste encontro resultou uma proposta. “O resultado foi incrível e atingimos o objetivo de atender a um público frequentemente esquecido pelas expressões artísticas”, afirma a fotógrafa.
Para Lurdinha, a idealização deste projeto vai além de uma simples exposição. É uma mudança de paradigma, oportunidade de incluir os deficientes visuais em contato direto com a cultura e com os traços da cidade em que vivem e não podem enxergá-la. “É a oportunidade de trazer a lembrança do que já viram enquanto ainda enxergavam. É o privilégio, e um direito, de ter um projeto de arte pensado principalmente para eles, mas que o público em geral também possa apreciar. É uma forma de acordar o mundo da arte para o acolhimento das pessoas com deficiência”, ressalta a produtora do evento.
Para atender a todos os visitantes da melhor forma, o espaço terá acesso a cadeirantes, monitores, guia de cegos, intérprete de libras e áudio descrição. Além disso, o público poderá explorar o tato e a visão, e também interagir com obras até então afastadas dos expectadores pela impossibilidade de aproximação.
SERVIÇO:
Exposição Brasília em Todos os Sentidos
Onde: Anexo do Museu Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF)
Abertura: 3 de maio, às 19h (para convidados)
Período da Exposição: De 3/05 a 3/06, das 9h às 18h30
Como: Os espetáculos contarão com intérprete de libras e áudio descrição
Entrada gratuita e indicação livre
Informações: (61) 99931-7100
FICHA TÉCNICA:
Designer de joias: Joana Prudente
Fotógrafa expositora: Luiza Amadeu
Curadoria: Nelson Inocêncio
Produção: Lurdinha Danezy
Assistente de Produção: Joana Piantino
Fotos de Divulgação: Mayara Monteiro e Ananda Giuliani