quinta-feira, 10 outubro, 2024
More
    InícioDistrito FederalCai o número de famílias endividadas no DF em maio

    Cai o número de famílias endividadas no DF em maio

    -

    O número de famílias endividadas no Distrito Federal diminuiu e passou de 763.693 em abril para 751.899 em maio (queda de 11,7 mil). Significa que 79,8% das famílias brasilienses possuem algum tipo de dívida. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio). Entretanto, o estudo mostra um aumento no número de famílias com contas em atraso, que passou de 132.567 no quarto mês do ano para 134.647 em maio.

    O cartão de crédito segue no topo da lista como o principal gerador de dívida. Do total dos endividados, 87,7% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 33% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 55,8% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.

    O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, afirma que na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de endividados aumentou, passando de 728.384 em maio de 2016 para 751.899 neste ano (alta de 23,5 mil endividados). “O ideal, é que as famílias endividadas aproveitem a redução dos juros para renegociarem as dívidas que possuem”, afirma Adelmir. Ainda segundo ele, em compensação, este ano as famílias que declararam não terem condições de pagarem suas dívidas diminuiu na comparação anual. Em maio deste ano, 2.986 famílias declararam não terem condições de pagar o débito, enquanto em 2016, esse número era de 4.668 famílias.

    A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de Comércio, Serviços e Turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias