Nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica as propriedades da fruta e dá dicas de formas de consumo
Rica em polifenóis, flavonoides, betacianinas e vitamina C, a pitaya, conhecida como fruta-do-dragão por causa do formato que lembra o olho da figura mitológica, é uma fruta que traz muitos benefícios à saúde. Ajuda no combate aos radicais livres, na prevenção de diversas doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, osteoporose, anemia, alterações cardíacas e gastrointestinais, e pode, ainda, favorecer a perda de peso por ser fonte de fibras, que dão saciedade, e pouco calórica, tem 45 kcal em cada 100g de fruta.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que os benefícios da pitaya estão relacionados com o alto poder antioxidante de seus nutrientes, que são importantes para proteger o organismo. Ela ensina que a cor da polpa varia de acordo com a quantidade. “A pitaya vermelha contém maior quantidade de antioxidantes que a pitaya amarela ou branca”.
De sabor levemente doce e suave, a pitaya é uma fruta bastante versátil. A polpa pode ser consumida ao natural, em saladas ou, ainda, no preparo de sucos, cremes, geleias e sorvetes. Já a casca pode ser utilizada como corante para várias receitas. “As espécies vermelhas, amarelas e brancas possuem diferença de intensidade e de doçura, sendo a primeira a mais recomendada para sobremesas”, diz a especialista, que dá dicas de receitas com a fruta.
Creme de pitaya proteico
1 pitaya congelada
1 banana congelada
1 dose de whey protein sabor baunilha
Modo de preparo:
Descasque a pitaya, corte em rodelas e congele com um dia de antecedência. Retire a polpa congelada e coloque no liquidificador. Em seguida, adicione a banana congelada. Depois, acrescente 1 dose de whey. Por último, bata tudo no liquidificador até o creme ficar homogêneo. É só servir.
Mousse de pitaya
2 unidades de pitaya
2 colheres de sopa de gelatina em pó (sem sabor)
100ml de leite condensado
100ml de creme de leite (sem soro)
Modo de preparo:
Dissolva a gelatina. Bata todos os ingredientes em um processador até formar um creme. Despeje em um recipiente. Reserve na geladeira por 2 horas e está pronto para consumir.
Sorbet de pitaya
300 gramas de pitaya
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de chia
2 bananas-prata congeladas
Suco de 1/2 limão
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até formar uma mistura homogênea. Leve a mistura ao freezer por 30 minutos e bata novamente no processador por alguns minutos. Repita este processo do processador para freezer por mais 3 vezes. Leve à geladeira por, pelo menos, 20 minutos antes de consumir.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.
(Fotos/Créditos: Divulgação Oba Hortifruti)