InícioCOLUNASSaúdePrótese total – dentadura  

Prótese total – dentadura  

-

O que é uma dentadura? A prótese total ou dentadura é um aparelho construído com o objetivo de substituir os dentes naturais, a fim de devolver entre outras funções, a estética e possibilidade de mastigação do portador. Apesar do que muitas pessoas pensam, a perda dos dentes com o passar do tempo não é algo normal. Pelo contrário, é sinal de descaso com a saúde oral. Os dentes naturais podem, com o devido cuidado, permanecer ao longo de toda vida.

 Quem é capacitado para fazer dentaduras? É o cirurgião-dentista quem faz o diagnóstico, tratamento e controle de problemas crâneo-mandibulares e de oclusão e preenche espaços deixados por perda dentária, com trabalhos protéticos. São indicadas próteses fixas ou removíveis para aqueles pacientes que perderam um ou mais dentes ou prótese total para os que perderam todos dentes de uma ou das duas arcadas. Os profissionais realizam preparos dentários, moldam, confeccionam modelos e, sobre estes, constroem peças protéticas que devolvem a estética e função ao complexo máxilo-mandibular.

 Por que o dente perdido precisa ser substituído? Os dentes, para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E entre os espaços são criados desníveis e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.

 Qual o tempo de duração de uma dentadura? A cada 5 anos, a pessoa deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa visando a confecção de uma nova dentadura. Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.

 Que tipo de alimentos devo comer usando dentadura? Coma somente alimentos macios e cremosos nos primeiros dias de uso da dentadura, ao decorrer do tempo, coma alimentos mais sólidos e mastigue vagarosamente e por igual a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

 Por que as dentaduras “machucam”? Quase sempre elas irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não traumatizem, provocando dores. É necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc. Não se esqueça que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

 O que fazer quando as dentaduras provocam náuseas e enjoos? O melhor remédio é usá-las o maior tempo possível. Esse reflexo passará logo. Seu cirurgião-dentista pode ajudar verificando a extensão da base e a adaptação da dentadura no céu da boca.

 Devo dormir com as dentaduras? Muitos usam suas dentaduras artificiais durante as 24 horas, no entanto, se sentir dificuldades porque acorda com dor na boca, ou elas se soltam à noite e melhor dormir sem elas. Neste caso, coloque-as em uma vasilha com água misturada com algum anti-séptico.

 Como limpar as dentaduras? Limpe sua dentadura diariamente, removendo todos os resíduos existentes. Encha a pia com água, pela metade, e escove sua dentadura sobre a água. Caso você a deixe cair haverá menos chances de quebrá-la. Se você for dormir com a dentadura, escove-a antes de ir para cama. Ao dormir, tire a sua dentadura e deixe-a dentro de um copo com água com detergente específico para prótese dentária. Pela manhã, escove-a antes de colocá-la de volta na sua boca.

 Devo usar produtos de fixação? Quase sempre não há necessidade de pó ou fita adesiva, deve-se usá-los somente a conselho do seu cirurgião-dentista. Muitas pessoas não ficam satisfeitos com a retenção das suas dentaduras e começam por conta própria ou por informação de outros a usar pó adesivo. Entretanto, com a pressão aumentada, o osso da mandíbula e/ou da maxila (ossos que suportam os dentes) se reabsorve, e as dentaduras ficam cada vez mais frouxas, precisando de uma nova dentadura.

Preciso mesmo usar dentadura? Quem não conhece alguém que perdeu a dentadura durante alguma situação constrangedora? Todos os transtornos causados pela utilização de dentaduras ou “pontes móveis” já podem ser considerados como coisa do passado na odontologia moderna. Na Clínica Carpe Vida você encontra profissionais especializados e experientes que vão encontrar soluções mais modernas e indicadas para cada situação, substituindo de forma definitiva sua dentadura e próteses móveis por próteses fixas sobre implantes.

Implantes dentários são muito caros?  Não. Cada paciente possui necessidades diferentes para que se possibilite a realização do tratamento de implantes dentários.  Obter o preço definitivo deste tratamento requer uma avaliação clínica e de exames radiológicos e tomográficos, a fim de entender melhor as condições orais do paciente e elaborar um planejamento que envolva todos os procedimentos necessários, para realizar um tratamento mais seguro e confiável.

Não se esqueça!  Para cuidar da sua saúde bucal  consulte  um  cirurgião-dentista a cada seis meses.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile