Prezando pela segurança dos clientes e colaboradores, malls mantêm protocolo de higienização reforçado nas dependências
A implantação de medidas restritivas para conter as taxas de transmissão da Covid-19 completou um ano. Diante deste cenário, os shoppings de Brasília inovaram, com vendas via sistemas de drive-thru e take out. Um levantamento de dados realizado pelos shoppings apontou que o valor gasto em compras por drive-thru registrou, em média, o dobro — quando comparado a 2020 —, evidenciando a aclimação dos clientes brasilienses a este formato. Às vésperas da Páscoa, as compras por drive-thru estão sendo a aposta do varejo para seguir em contato com seu público consumidor.
Geraldo Mello, superintendente dos shoppings do Grupo PaulOOctavio, indica que este formato de compras permanecerá disponível mesmo após a liberação das atividades presenciais. “Os shoppings têm oferecido o serviço de drive-thru de forma ininterrupta para atender os clientes que se adaptaram com a praticidade deste modelo de compras. Os espaços de drive-thru são amplos, bem arejados e contam com sanitização constante, proporcionando segurança para os clientes e colaboradores das lojas”, afirma.
Os shoppings estão seguindo as recomendações do GDF e vêm tomando as medidas de proteção necessárias para garantir todos os cuidados nos serviços de drive-thru e delivery, como aferição de temperatura na entrada e instalação de dispensers com álcool 70% para higienização das mãos.
Brasília Shopping
Facilitando a comunicação entre lojistas e clientes, o Brasília Shopping investiu em uma landing page no site com todas as lojas participantes do drive-thru. Além disso, clicando no ícone do WhatsApp, Ifood ou Uber Eats, o cliente é direcionado automaticamente para o app onde pode fazer os pedidos. De acordo com a gerente de marketing do mall, Renata Monnerat, a resposta tem sido positiva. Em apenas 22 dias, verificou-se um engajamento de 96% por parte dos consumidores — comparando com o início das atividades de drive-thru no ano passado, em maio de 2020.
Com ampla divulgação do serviço nas redes sociais, o shopping tem realizado conteúdos com dicas de compras e, na Semana do Consumidor, presenteou os clientes que retiraram compras no drive-thru. “Para a celebração de Páscoa não passar em branco, nos dias 1º e 3 de abril, das 13h às 19h, as entregas dos pedidos no drive-thru serão acompanhadas de um personagem especial: O Sr. Coelhudo”, adianta Renata.
JK Shopping
Obtendo sucesso com a clientela, o JK Shopping planeja manter o drive-thru mesmo após o retorno das atividades presenciais. “De acordo com a nossa última pesquisa, percebemos que os nossos clientes estão aderindo a esse novo formato. As vendas nessa modalidade dobraram desde quando foram iniciadas, em maio de 2020. Vamos apostar nessa tendência e manter os serviços mesmo depois que as lojas reabrirem”, relata Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping.
São 49 lojas oferecendo o serviço: para conferir, basta acessar o site do shopping, que também tem divulgado diariamente em suas redes sociais produtos e promoções oferecidos pelos lojistas para ajudar os clientes que queiram fazer suas compras. A retirada dos produtos está acontecendo no estacionamento S1 do shopping. Conforme as orientações das autoridades sanitárias, todos os colaboradores fazem uso de máscaras, luvas e higienizam os produtos antes de realizarem a entrega no carro.
Taguatinga Shopping
O Taguatinga Shopping tem disponibilizado operações de drive-thru e delivery de 96 marcas do centro de compras, tendo registrado um crescimento de 83% na utilização do serviço neste ano, em comparação com 2020. “Mais uma vez, o brasiliense vive um momento delicado, que exige cuidado. Além de proporcionar uma experiência de compra prática e segura, esperamos nos manter unidos aos nossos clientes, oferecendo boas soluções de compras neste período tão desafiador”, explica Marcos Atayde, superintendente do Taguatinga Shopping. Segundo ele, os clientes podem acompanhar as opções de compra e as novidades dos lojistas nas redes sociais do mall.
O shopping também vem realizando diversas ações de interação e engajamento com seu público, como a que aconteceu na Semana da Mulher, ao distribuir echarpes para as clientes que postassem uma foto e marcassem o Taguatinga Shopping nas redes sociais: a ação presenteou mais de 500 mulheres. Atualmente, o Taguatinga Shopping promove, até o dia 31 de março, o Drive-Thru Solidário, que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene, roupas e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações serão destinadas às instituições sociais cadastradas na plataforma TGS Solidário. “Nossos esforços estão voltados para ajudar as famílias afetadas pelos efeitos econômicos da pandemia. Convido todos a se engajarem nessa corrente do bem para levarmos um pouco de esperança, carinho e solidariedade a diversas famílias de Brasília e do Entorno”, afirma Maíra Garcia, gerente de marketing do Taguatinga Shopping.
Terraço Shopping
Entre março de 2020 e março de 2021, o Terraço Shopping registrou crescimento de 177% na utilização do serviço. “O drive-thru é um apoio importante para o lojista e a experiência tem sido positiva tanto pra eles, quanto para os clientes”, explica a gerente de marketing Christiane Rodrigues, que também ressalta o aumento do serviço de delivery. No site e nas redes sociais do shopping é possível conferir as lojas participantes e outras informações adicionais. Para comprar, o cliente deve entrar em contato diretamente com a loja, fazer a compra e agendar data e horário da retirada. A entrega é feita por um funcionário da loja, com toda a comodidade e segurança. No caso das opções gastronômicas, os pedidos podem ser feitos diretamente nos aplicativos de delivery.