Há muito tempo, antes mesmo de surgir o cristianismo como religião, já existia no Mediterrâneo, Leste Europeu e Oriente o costume de presentear uns aos outros com ovos, no período dos fenômenos naturais, que anunciam a chegada da primavera. Os ovos eram pintados com gravuras que lembravam elementos naturais, como plantas, por exemplo.
Esse costume atravessou a Antiguidade, fez parte das religiões pagãs, como a adoração a deusa da Primavera, Ostera, que em sua figura, era representada pela imagem de uma mulher observando um coelho com um ovo nas mãos e com as três figuras (mulher, ovo e coelho) reforçava a ideia de fertilidade.
Com o tempo, essas representações entraram para o conjunto de símbolos de festividades cristãs. Durante séculos, os mais ricos e a realeza se presenteavam com ovos de ouro e pedras preciosas. Após 200 anos da descoberta do continente americano, os franceses resolveram inovar na culinária, fazendo os primeiros ovos de chocolates, o que tornou mais acessível para todos, esse costume que ultrapassa séculos.
Mesmo no Brasil, onde o período da Páscoa, não é nossa Primavera, nós herdamos dos europeus o costume de presentear uns aos outros com ovos de chocolate. Então, aproveite a Páscoa, mas cuidado com o consumo excessivo de ovos de chocolate!!!
Programação Cultural
SESC-DF ABRE INSCRIÇÕES PARA BIENAL DAS ARTES
O projeto, que está em sua segunda edição, foi concebido pelo Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) e tem como objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas relacionadas às categorias de pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, escultura e objeto tridimensional.
Cada artista pode concorrer em qualquer categoria com uma única obra de arte, inédita e original, de sua exclusiva autoria e propriedade. Os interessados devem entregar os documentos de inscrição pessoalmente no Edifício Sede do Sesc-DF ou encaminhá-los pelo correio até 31 de outubro. Serão aceitas inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros. Os autores não residentes no Distrito Federal receberão uma ajuda de custo de até R$ 600,00, para fins de apoio à logística de encaminhamento da obra selecionada.
Para saber mais, acesse: https://www.sescdf.com.br
_____________________________________________________
Programação Infantil
Alameda Shopping
Apresentações teatrais e contação de histórias é no Alameda Shopping. Todo final de semana com atrações para a criançada!
Todos os eventos acontecem às 16h – na Praça Central.
Não fique de fora!
23/04 – O Magico De Oz– Céu Produções E Eventos
Após um tornado, Dorothy, vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica OZ, onde as coisas são coloridas, bonitas e magicas, porém o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ela deve encontrar um Mágico, que mostrará como realizar esse seu desejo.
29/04 – Jake E Os Piratas Em: A Volta De Peter Pan – Cia Teatral Néia & Nando
Durante uma brincadeira de pega-pega, a sombra de Peter Pan escapa e acaba nas garras do temido.
30/04 – Contação De Histórias – Nyedja Gennari
Para lembrar a necessidade de respeito e inclusão o Alameda Shopping, traz, na próxima edição, histórias de inclusão e outras atividades comandadas pela contadora Nyedja Gennari.
_____________________________________________________
Missão Cruls em exposição no
Templo da Boa Vontade
Celebrando os 57 anos da capital de todos os brasileiros, a Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade recebe a exposição Missão Cruls do Arquivo Público do Distrito Federal sobre os antecedentes de Brasília e a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, responsável pela demarcação do Distrito Federal.
A mostra traz aos brasilienses um pouco da história do cientista, astrônomo e engenheiro belga Luiz Cruls, que chefiou os trabalhos de demarcação do Distrito Federal entre julho de 1892 a janeiro de 1893. Cruls foi designado pelo então presidente Floriano Peixoto a comandar a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil a qual, após meses de pesquisa científica, escolheu e delimitou o espaço para mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, que foi inaugurada décadas depois, em 21 de abril de 1960.
Fotos e mapas retratam, em oito painéis, 26 meses de trabalho de 22 cientistas e pesquisadores transportando instrumentos científicos e mantimentos por regiões inóspitas e de difícil acesso, e investigando uma área de 14.400 quilômetros quadrados. Isto possibilitou que, mais de 60 anos depois, fosse construída a cidade de Brasília, hoje tombada como patrimônio cultural brasileiro e da humanidade.
A exposição é uma realização da Diretoria de Pesquisa, Difusão e Acesso do Arquivo Público do Distrito Federal e está aberta para visitação na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, uma das 7 Maravilhas de Brasília, até dia 30 de abril.
Serviço:
Exposição: Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil
Local: Templo da Boa Vontade
Visitação: de 3 a 30 de abril
Horário: todos os dias inclusive sábados, domingos e feriados, das 8 às 20h.
Endereço: SGAS 915, Lotes 75/76 – Asa Sul, Brasília/DF
Informações: (61) 3114-1070 / 3114-1023
_____________________________________________________