Início Cultura Ativa Antonio Nóbrega homenageia Ariano Suassuna com espetáculo na Caixa Cultural Brasília
Antonio Nóbrega homenageia Ariano Suassuna com espetáculo na Caixa Cultural Brasília

Antonio Nóbrega homenageia Ariano Suassuna com espetáculo na Caixa Cultural Brasília

12
0

O artista apresenta o espetáculo “Recital para Ariano” e ministra a oficina “Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros”

O Teatro da CAIXA Cultural Brasília recebe o violinista e expoente da cultura popular brasileira, o pernambucano Antônio Nóbrega, entre os dias 21 e 24 de novembro, com o espetáculo Recital Para Ariano. A apresentação, composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, é uma homenagem a Ariano Suassuna, dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira.

“Já lá se vão mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais.  Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental” afirma o artista.

Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances “A Nau Catarineta”, “A Filha do Imperador do Brasil”, pelas canções “O Rei e o Palhaço” e “Canudos” e pelas peças instrumentais “Rasga” e “Ponteio Acutilado”. O artista é acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Leo Rodrigues (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).

Oficina

Em 21 de novembro, Nóbrega ministra a oficina Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros. No encontro, aberto ao público, ele trata do nascimento e desenvolvimento das formas e gêneros da poesia popular brasileira. Desde a quadra, trova ou quadrinha – a mais simples e universal-brasileira – até o galope à beira-mar, a mais complexa delas.  O artista aborda, também, a cantoria nordestina, o romanceiro e a literatura de cordel.

Antônio Nóbrega

O artista nasceu em Recife e começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial. A partir desse momento passou a estudar o universo da cultura popular e posteriormente a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Estão entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, Rima, o mais recente, entre outros. Recebeu inúmeros prêmios:  Shell de Teatro, Tim de música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do estado de São Paulo, etc. Recebeu já por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Com seus espetáculos tem viajado por inúmeros países. Tem treze álbuns gravados e três Dvds. Em novembro de 1992 fundou, juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua mulher, o Teatro-Escola Brincante em São Paulo.

 

Serviço:

[Música] Recital para Ariano

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: 22 a 24 de novembro de 2019

Horário: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro).

Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456

Classificação: 10 anos

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

[Oficina] Oficina Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros

Local: Sala Gente Arteira CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: 21 de novembro

Horário: 19h

Ingressos: Entrada franca (respeitando o limite do local)

Classificação: 14 anos

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

(12)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *