Início Bela Forma & Estética Curta o brilho do carnaval
Curta o brilho do carnaval

Curta o brilho do carnaval

25
0

Especialista dá dicas para prevenir as alergias com as pinturas corporais

Faltam poucos dias para o período mais animado do ano, o Carnaval. Sinônimo de  diversão, alegria, e muito brilho oriundos de maquiagens, pinturas e adereços. Para aproveitar a folia com tranquilidade é importante ficar atento ao uso e procedência dos produtos, seja maquiagem, glitter, purpurina ou outros componentes.

O médico dermatologista, Luciano Morgado, da Clínica Monte Parnaso, explica que as maquiagens, quando bem carregadas, podem causar a chamada dermatite de contato, um processo irritativo alérgico na pele. Os sintomas mais comuns são a vermelhidão, descamação e coceira. “Eventualmente, a obstrução dos poros pode levar à formação de cravos e espinhas”, acrescenta.

É importante que o paciente perceba alguma anormalidade na pele, como a pele avermelhada ou com descamação e coceira, por exemplo. É fundamental suspender imediatamente o uso e não aplicar nenhum outro cosmético ou creme no local. “É indicado procurar um dermatologista para orientação e tratamento adequado. O uso de produtos inadequados em uma pele já sensibilizada pode resultar em piora dos sintomas”, alerta o dermatologista.

Em situações de alergia da pele causada por maquiagens, normalmente são usados para o tratamento os corticoides tópicos. Nos casos mais intensos de dermatite, a indicação é de corticoides orais e os anti- histamínicos, medicamentos que aliviam bastante a coceira. “No caso de espinhas, o uso também deve ser suspenso e o tratamento é feito com o uso de antibióticos tópicos ou loções antiacneicas”, completa o Dr. Luciano Morgado.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

 Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *