spot_imgspot_img
sexta-feira, 26 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeFumar narguilé por um intervalo de 20 a 80 minutos pode ser...

    Fumar narguilé por um intervalo de 20 a 80 minutos pode ser o mesmo que fumar de 100 a 200 cigarros 

    -

    Apesar de ter a mesma quantidade de substâncias tóxicas que o cigarro, as sessões de uso do narguilé são mais longas e estimulam o compartilhamento com os amigos.

    O narguilé é um tipo de cachimbo de origem oriental à base de água e tabaco aromatizado que, nos últimos anos, se popularizou muito no Brasil. No entanto, apesar do sabor adocicado e leveza do fumo, ele é um perigo ainda maior que o cigarro. Entenda o porquê a seguir.

    Narguilé faz mal?
    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fumar narguilé por um intervalo de 20 a 80 minutos pode ser o mesmo que fumar de 100 a 200 cigarros em termos de exposição a substâncias tóxicas. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, enquanto a quantidade de fumaça inalada quando se fuma 1 cigarro varia entre 0,5 e 0,6 litros, o volume é de 0,15 a 1 litro em uma tragada do narguilé.

    Substâncias tóxicas
    De acordo com o Ministério da Saúde, a nicotina do narguilé é menos concentrada em função da filtragem com água. Ao invés de tornar o fumo menos tóxico, isso faz com que o usuário dê tragadas mais profundas para atingir níveis satisfatórios da toxina. Consequentemente, são inaladas maiores quantidades de outras substâncias tóxicas presentes na fumaça. Além do tabaco, há substâncias tóxicas no carvão utilizado no preparo desse tipo de fumo, como o benzeno e o alcatrão.
    Com relação à intoxicação, o monóxido de carbono, uma das 4 mil substâncias que estão presentes no narguilé, pode causar envenenamento, intoxicação, porque ele ocupa o lugar do oxigênio que é o nosso gás vita, vai causar sofrimento das células, que se prejudicam. Pode causar falta de ar, tosse, dor de cabeça, um mal-estar muito intenso e até desmaio. Ele vicia como o próprio cigarro e pode ser a porta de entrada para outros tipos de drogas.

    Agravantes
    Por ser mais leve e doce, o narguilé permite que seus fumantes o utilizem por horas a fio, aumentando o tempo de exposição, e atrai pessoas jovens. Segundo a pesquisa da Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola) do Ministério da Saúde, 93% dos entrevistados que consumiam cigarros, faziam uso também do narguilé.

    Como o narguilé prejudica cada parte do seu corpo 
    Sistema digestivo: gastrite, úlceras, náusea e constipação intestinal.
    Boca: retração da gengiva, mau hálito, escurecimento dos dentes e da boca,  inflamação crônica,  periodontite e nos casos mais graves até de câncer na boca.
    Pulmões: diminuição da capacidade respiratória, lesões nas vias aéreas, inflamação nos brônquios e lesões nos alvéolos.
    Cérebro: sonolência ou insônia, ansiedade, inquietação, dependência química e psicológica.
    Além desses problemas de saúde, compartilhar o bocal do narguilé pode transmitir doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

    ____________________________________________________________

    Saiba os cuidados que é preciso ter com a pele durante o inverno

    Na estação mais fria do ano a pele do corpo e do rosto acabam ficando mais secas e castigadas

    Certamente você já ouviu falar que, durante o inverno, a pele do corpo e do rosto acaba ficando mais seca não é mesmo? Este fenômeno ocorre porque a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Além disso, devido as baixas temperaturas, é comum que nesta época do ano, os banhos sejam mais quentes e demorados, o que provoca a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa.

    Para evitar que a pele fique com o aspecto ressecado durante o inverno é importante reforçar a hidratação corporal e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

    “O tempo frio e seco aqui no Distrito Federal é natural por conta da estação. Não há como modificar o clima, mas é possível amenizar os sintomas ficando atento as recomendações médicas”, alerta o dermatologista Erasmo Torkaski.

    É também durante o inverno, que algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, se destacam a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

    Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea e as manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira).

    Dermatite atópica: o principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

    Veja dicas para manter a pele hidratada

    • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
    • Evitar banhos muito quentes e muito demorados;
    • Usar hidratante corporal logo após sair do box – ainda no banheiro – aproveitando o vapor pós-banho;
    • Usar hidratantes labiais;
    • Usar filtro solar diariamente.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias