spot_imgspot_img
quinta-feira, 25 abril, 2024
More
    InícioDistrito FederalVendas do comércio do DF têm queda em março. Na mesma pesquisa,...

    Vendas do comércio do DF têm queda em março. Na mesma pesquisa, empresários avaliam segurança pública como mediana

    -

    As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,81% em março de 2018 na comparação com fevereiro. Entretanto, as vendas do setor de serviços tiveram alta de 4,13%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.

    O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana (foto ao lado), explica que dentre os 29 segmentos pesquisados, 11 tiveram variação negativa nas vendas, ou seja, 37,93% dos segmentos avaliados tiveram redução de faturamento. “Vale ressaltar que a queda desse indicador no comércio, no mês de março em comparação com fevereiro, é reflexo de um comportamento sazonal nas vendas do varejo, visto que despesas de meses anteriores impactam de forma elevada o orçamento das famílias, refletindo assim no período posterior. Apesar disso, a estimativa para os próximos meses do primeiro semestre sugere crescimento nas vendas e uma gradativa recuperação do setor”, avalia Adelmir. “A expectativa, caso o setor de serviços mantenha o comportamento projetado para os próximos meses, é de continuidade desse crescimento no primeiro semestre de 2018. Algo que pode ser potencializado no segundo semestre, em segmentos específicos, com as promoções ligadas a Copa do Mundo”, completa o presidente.

    Os segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas em março de 2018 foram: Farmácia (8,14%); Ótica (7,25%); Cosméticos e Perfumaria (5,57%); Calçados (4,66%); Cama, Mesa e Banho (4,34%); Vestuário e Acessórios (4,33%); Joalheria (3,68%); Material de Construção (2,75%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (0,63%); Ferragens e Ferramentas (0,39%) e Auto peças e acessórios (0,06%). Entre os segmentos que registraram queda nas vendas estão: Livraria e Papelaria (-45,20%); Suprimento de Informática (-12,86%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (-11,26%); Comércio Varejista de Bebidas (-3,72%); Móveis (-2,75%); e Padaria e Confeitaria (-0,56%).

    No setor de serviços, os segmentos que tiveram crescimento nas vendas em março foram: Manutenção e Serviços para TI (13,26%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (11,74%); Cabeleireiros (10,70%); Pet Shop (7,27%); Manutenção de Veículo (7,21%); Capacitação e Treinamento (4,38%) e Sonorização, Fotografias e Iluminação (2,59%). Os segmentos que apresentaram queda em março foram: Promoção de Vendas (-5,14%); Organização de Feiras, Congressos e Festas (-2,76%); Atividade de Contabilidade (-1,85%); Vidraçaria (-0,22%); Atividades de Condicionamento Físico (-0,21%).

    Segurança pública

    Os empresários do comércio também foram entrevistados, na mesma pesquisa, com relação ao tema “Segurança Pública”, respondendo a pergunta “Você percebe a presença / ação da segurança pública na localidade de seu estabelecimento?”. A maioria respondeu que sim (62,3%), percebe a ação das polícias. Outros 37,7% responderam não, o que ainda é considerado um índice elevado. Vale ressaltar que o segmento automotivo (manutenção de veículos e comércio de autopeças) foi o que menos observou a presença da segurança pública nas proximidades dos seus estabelecimentos, indicando que os furtos podem ser minimizados com uma ação mais efetiva das polícias.

    Os empresários também foram questionados sobre o tipo de impacto que a ausência da segurança pública poderia gerar nos estabelecimentos e a maioria indicou perdas financeiras como consequências. Ainda foram questionados sobre a pergunta “Se Sim, avalie a segurança pública oferecida na localidade de seu estabelecimento, atribuindo uma nota de 1 a 10 (onde 1 é muito ruim e 10 é excelente)”. A avaliação ficou com a média de 6,19. Considerando que a nota 6,19 representa pouco mais da metade da escala de valor, pode-se concluir que a segurança é avaliada de forma mediana pelos empresários do comércio.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias