spot_imgspot_img
sexta-feira, 26 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASCultura AtivaEsse mês foi de muitas comemorações

    Esse mês foi de muitas comemorações

    -

    Maio é sempre assim, especial, comemoramos o dia das mães e esse ano tivemos também  a satisfação de recebermos a tocha olímpica! No dia 3 de maio, a tocha fez um trajeto que teve início no Palácio do Planalto, Lago Sul, SIA, Taguatinga e pelo Riacho Fundo I e finalizou com uma celebração na Esplanada dos Ministérios.

    Em Taguatinga, a recepção da tocha foi com muita festa. Muitas crianças ficaram encantadas. Conhecer a historia do porquê da tradição da tocha olímpica foi uma tarefa que meu filho solicitou. Então vamos lá!

    A Chama Olímpica é um símbolo muito antigo que fez parte de um ritual realizado desde a Grécia Antiga, nos Jogos Olímpicos. O fogo sempre foi sagrado para o gregos e conta a história que Prometeu contrariou Zeus e roubou-lhe o fogo para dar aos homens, junto com as ciências. Durante todas as competições dos jogos de Olímpia, a chama permanecia acesa no templo da deusa Hera. O revezamento da tocha olímpica entre as cidades gregas significava o anúncio da data de início dos Jogos, que era feito por meio de mensageiros. Nesse momento, era proclamada a trégua olímpica e com ela, não poderia haver guerras a fim de garantir o envolvimento de atletas e espectadores. Hoje, o revezamento entre as cidades representa que os Jogos Olímpicos estão chegando.

    Curiosidade:

    “Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. A Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.” http://www.copacabanarunners.net/tocha-olimpica.html

     

    Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/conheca-historia-da-chama-olimpica-e-de-seu-revezamento-em-tochas

     

    Feliz Dia das Mães!

    Cultura_dia-das-maes

    Não poderíamos deixar de citar em nossa coluna esse mês escolhido para comemoração das mães! Claro que eu poderia citar essa homenagem em qualquer época do ano, pois mãe é mãe todos os dias e deveria ser lembrada sempre e todo momento. Para nós que somos mães, uma feliz ano para todas nós! Muita força, paciência, carinho e amor!

    ___________________________________________________________

     

    Oficina Gourmet Taguatinga Shopping 

     

    Cultura_oficina_gourmet-2Venha passar um ano recheado de delícias em um centro gastronômico dedicado a aulas de culinária, degustações, workshops e eventos. O espaço foi inaugurado pelo chef americano Jimmy McManis, que apresenta um quadro de culinária de rua no programa global Mais Você, de Ana Maria Braga, e é conhecido pelo seu método divertido e prático de cozinhar. O espaço tem a curadoria de Cristiane Mardine, publicitária que atua há 15 anos no mercado de gastronomia.

    Inicialmente, serão ministradas aulas semanais a partir de maio: de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h; e aos sábados, de 10h às 13h e das 15h às 18h. Os investimentos variam entre R$ 100 e R$ 180, dependendo do cardápio a ser ministrado.

    Para mais informações, acesse: http://oficinagourmet.taguatingashopping.com.br/

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Thaiza Murray culturaativadf@yahoo.com.br
    Thaiza Murray
    culturaativadf@yahoo.com.br

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias