Início Destaques 51 casais oficializam a união em casamento comunitário no Pontão

51 casais oficializam a união em casamento comunitário no Pontão

0

Foi às margens do Lago Paranoá que 51 noivos celebraram a união civil na 8ª edição do Casamento Comunitário promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Essa foi a primeira vez que a solenidade ocorreu no Pontão do Lago Sul. As edições anteriores tiveram o auditório do Museu Nacional da República como cenário. Com a nova celebração, o DF já ultrapassou a marca de mais de 300 casais beneficiados.

O “sim” dos nubentes ocorreu no fim da tarde deste domingo (3) em uma estrutura montada no Pontão com direito a flores, música ao vivo e marcha nupcial. Diante da juíza de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho, de autoridades locais e dos convidados, os casais mudaram o status de solteiros para casados em uma cerimônia repleta de emoção.

Desde a primeira edição, em 2020, a política pública instituída por decreto tem como objetivo garantir os direitos civis da família aos noivos e estimular o convívio familiar. O programa é voltado para casais residentes no DF, hipossuficientes e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento.

“Estamos regulamentando a situação de algumas pessoas que já estão juntas há muito tempo. Isso é a garantia de direitos e de cidadania, e mostra a dedicação do Governo do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Para a secretária Marcela Passamani, o casamento comunitário é “garantia de direitos e de cidadania”

Todos os beneficiados ficam isentos dos custos e ainda têm acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e por parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada, a exemplo do Sistema S responsável pelo preparo das noivas que ocorreu no Senac, no Setor Comercial Sul.

O diretor do Senac DF, Vitor Corrêa, celebrou mais um trabalho conjunto com o governo. “Quero parabenizar com muita alegria o Governo do Distrito Federal por liderar esse programa tão sensível, carinhoso, respeitoso e amoroso. Os casais passaram a manhã inteira conosco e nossos colaboradores e alunos que participaram da maquiagem e do preparo das noivas. São 57 anos de história contribuindo economicamente e socialmente com o DF”, classificou.

Responsável por ceder o espaço da cerimônia, a administradora do Pontão, Sandra Campos, destacou a relação do espaço com as relações românticas. “Aqui foi o cenário de inícios felizes e agradeço a Sejus de nos deixar fazer parte desse momento tão especial agora que é o casamento”, revelou.

Sonhos realizados

Evani Pereira realizou o sonho de se casar depois de 12 anos de união com o noivo

Há 12 anos morando junto com o noivo Francisco de Souza, a atendente Evani Pereira finalmente está realizando o sonho do casamento. “Sou grata a Deus por esse momento. O GDF está de parabéns pelo projeto. Tem gente da minha família que agora quer casar também”, afirmou entre risos. Junto, o casal tem três filhos, a mais nova é a Maria Lis de poucos meses. “A gente sempre quis casar. O que impedia era a questão financeira. Creio que não teria condições de fazer um casamento perfeito desse, com vestido e penteado”, acrescentou.

Foi num grupo de WhatsApp que o jardineiro Mauricio Carlos Celestino ficou sabendo do programa e disse para a companheira Nildes Silva, com quem está há 15 anos, “agora é a nossa chance, vamos?”. Não demorou para a noiva inscrevê-los. “Ela já estava me pressionando há muito tempo, então deu tudo certo. Tiro o chapéu para toda essa estrutura que é top e praticamente tudo é de graça. A equipe toda está de parabéns e eu e minha esposa também”, definiu.

Elizete Monteiro: ” Minha filha também está casando aqui hoje. Hoje é um dia muito feliz”

O aposentado Francisco Batista de Assis, 67 anos, viu no Casamento Comunitário a chance de oficializar a união de oito anos com Maria José Moreira Furtado, 64. “já estamos com idade avançada. Então a gente resolveu se casar e cá estamos para ter mais paz na velhice. O coração está a mil”, comentou.

A cozinheira Elizete Monteiro vive junto com Carlos da Silva há 30 anos, mas só agora tiveram a chance de casar e a cerimônia foi ainda mais especial do que eles imaginaram. A filha deles, a auxiliar de informática Karen Souza, também casou com o companheiro Persus Menet, com quem já estava há 11 anos.

“Me inscrevi e não fui sorteada. Tinha ficado triste. Quase na última etapa do 8ª Casamento Comunitário me ligaram chamando para vir. Inclusive minha filha também está casando aqui hoje. Hoje é um dia muito feliz”, afirmou Elizete.

(Por Adriana Izel, da Agência Brasília)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile