Dentro da programação da Semana do Produtor Rural da Emater-DF em Sobradinho, cerca de 15 agricultores participaram, nesta segunda-feira (17), de uma excursão a uma propriedade no Núcleo Rural Taquara, atendida pela empresa, onde puderam testemunhar de perto o sucesso no manejo de hortaliças convencionais por meio da adoção de técnicas estratégicas, como cultivo protegido, com estufa e túnel, o uso de biofertilizantes do tipo microorganismos eficientes (EM) e manejo eficiente de irrigação. A atividade foi coordenada pelos extensionistas rurais e engenheiros-agrônomos da Emater-DF Daniel Oliveira, Márcio Meirelles e Clarrisa Campos.
“Abordamos práticas simples que o agricultor pode tomar para melhorar visivelmente os ganhos e redução de custos. A primeira delas é o manejo de irrigação. A segunda, uso de adubos equilibrados. E a terceira foi o uso do microorganismos eficientes. Para os produtores de hortaliças e folhosas, esse conjunto de práticas promovem uma mudança no ganho de produção”, explicou.
Durante a visita, os produtores conheceram de perto as práticas adotadas na propriedade rural do produtor Amaro Nunes França, orientadas pelo extensionista rural da Emater-DF Márcio Meirelles Machado há cerca de um ano e meio, que resultaram em uma significativa redução de custos e um aumento expressivo na produtividade das hortaliças cultivadas. Dentre as técnicas adotadas pelo produtor, Márcio Meirelles destaca o manejo de irrigação e o manejo da condutividade elétrica, que é a avalição quantitativa do adubo próxima à raiz da planta. Além disso, também difundiu o uso de Microorganismos Eficazes (EM), via irrigação.
Troca de Experiências
A gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Clarissa Campos, destacou a importância de mostrar aos produtores como uma propriedade pode incrementar substancialmente a qualidade e a produtividade com a adoção de algumas tecnologias apresentadas durante os atendimentos de extensão rural por técnicos da Emater-DF.
“Durante os nossos atendimentos de assistência técnica e extensão rural buscamos levar o melhor e mais atual em termos de tecnologias para aumento da produção rural com redução de custos. Dessa forma, quando temos um case de sucesso como o implementado na propriedade do Amaro é algo que temos de divulgar e apresentar a outros produtores. A troca de experiência sempre é muito enriquecedora para todos os envolvidos. Esse foi o nosso objetivo ao organizar essa excursão e integrá-la à Semana do Produtor Rural de Sobradinho”, destacou a gerente.
A Semana do Produtor Rural da Emater-DF em Sobradinho termina no próximo dia 23. Os interessados podem ainda participar de uma excursão a uma área experimental de mandioca na Embrapa Cerrados, no dia 19; de uma reunião técnica sobre cultivo de frutas vermelhas no Núcleo Rural Lago Oeste, no dia 22; e da edição especial da Feira do Padre, no dia 23, encerramento do evento. Para participar, basta procurar o escritório da Emater-DF mais próximo da propriedade.