spot_imgspot_img
sábado, 27 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASNutriçãoAviso: sua alimentação pode causar celulite e você nem sabe

    Aviso: sua alimentação pode causar celulite e você nem sabe

    -

    Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591

    Academia Bodytech – Setor Sudoeste Quadra 301/302, Lote 3

    Instagram/Facebook: @talytamac

    Consultas: 61 99449-5532

     

    Você também tem celulite? Não precisa se envergonhar, é algo mais comum do que você imagina e nós, mulheres, temos maior tendência a sofrer com isto mesmo, biologicamente. Aproximadamente, 85% das mulheres sofrem com celulite. Nossos hormônios tornam nosso corpo propício a um acúmulo maior de gordura, e o surgimento da celulite está intimamente ligado com este acúmulo. Porém, não precisa se desesperar, porque há sim maneiras de amenizar o aspecto da celulite já presente e também prevenir o surgimento de mais, ou piorar o quadro, de uma maneira mais fácil e menos invasiva do que você imagina: por meio da alimentação.  Os nossos hábitos vão ter um papel e peso importantes. Vamos às dicas?

    1. O primeiro passo é procurar a perda de peso: sim, celulite se dá por acúmulo de gordura, e a perda de peso mostra melhoras na aparência da mesma. Existem casos, e pode ser o de você que está lendo, onde a mulher já tem um peso baixo, e não se enquadra em uma necessidade de “perda de peso”. Nestes casos, é importante observar a qualidade da alimentação e o exercício físico, porque por mais que a aparência física e o peso na balança apontem para uma pessoa magra, a composição corporal pode ter excesso de gordura, e isto é prejudicial em vários outros aspectos. Se você se considera magra e, mesmo assim, possui celulite e gostaria de melhorar isto, observe a qualidade da sua alimentação e procure realizar exercícios físicos regularmente, além de procurar profissionais capacitados para lhe auxiliar. No caso de você realmente querer perder peso, além de cuidar da alimentação, que falarei logo abaixo, o exercício físico também é um aliado, tanto na prevenção, como na melhora do aspecto da celulite.
    2. Diminua o consumo de sal e sódio. Sal é o que utilizamos para temperar a comida. Já o sódio, presente também no sal, é o nutriente que, em excesso, pode causar retenção hídrica e também causar celulite. Este sódio está presente em excesso nos temperos completos, alimentos industrializados, como enlatados, embutidos (presunto, salame), produtos congelados como lasanha, refrigerantes e bebidas similares. A diminuição do consumo destes é muito importante, além de aumentar a ingestão de água pura.
    3. Diminuir o consumo de açúcares e farinhas brancas, presentes em pães, bolos, massas, refrigerantes e bebidas açucaradas. Note que disse diminuir, não retirar totalmente da alimentação, porém em um tratamento para celulite, é importante cuidar, estes alimentos devem ser exceções e não parte da rotina.
    4. Diminuir o consumo de álcool – se possível, inclusive, retirar por um tempo.
    5. Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e fontes de nutrientes que melhorarão a circulação e, em consequência, o aspecto da celulite e auxiliarão na prevenção:

    – Aveia, grãos integrais, folhas verdes escuras, beterraba, manga, banana, sardinha e atum, uva, limão, maçã, morango, caju, brócolis e couve-flor.

    – Alguns temperos e chás interessantes: hortelã, alecrim, hibisco, canela e gengibre.

    Estas recomendações são para adultos saudáveis sem doenças associadas. Consulte um nutricionista.

    Gostou das dicas? Gostaria de saber mais como a alimentação pode influenciar sua estética corporal e sua saúde? Curta minha página no Facebook e me siga no Instagram, onde sempre posto conteúdos como este.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias