É preciso muita força de vontade e dedicação pra começar uma nova dieta, porque aquele medo sempre volta: o efeito sanfona. E se eu engordar tudo de novo na metade do tempo? E se além de reganhar o peso, eu ganhar ainda mais? Será que o problema é mesmo a minha genética? Eu não quero que você passe mais por isto.
O efeito chamado “sanfona” – emagrece e engorda – acontece por vários motivos e inclusive um deles pode ser a sua dieta! Reuni aqui os principais problemas que podem te levar ao efeito sanfona, explicando um pouco o motivo e claro: como evitá-los.
- Restrição severa e ficar com fome
Quando você restringe demais (sem acompanhamento adequado), seu corpo entende aquilo como um momento de crise – assim que você voltar a comer como antes, não só ele vai querer recuperar o peso como guardar mais, caso aconteça uma situação como esta. O que é uma restrição severa? Dieta da moda, jejum desenfreado (18, 24h) + comer pouco, cortar praticamente todos os alimentos da sua dieta e ficar só com carne e folhas.
- Sedentarismo
Entenda que esta palavra não significa apenas não se exercitar – é a inércia total. É ficar o dia inteiro em posição sentada, ter preguiça até de subir um andar de escada. Seu corpo cada vez gasta menos calorias, e isto reflete em seu metabolismo. Claro que o melhor seria iniciar um exercício físico, mas só de você aumentar por exemplo, seus passos diários, dar pausas no sentar, buscar fazer certas coisas em pé, uma caminhada leve após o almoço, já vai ser importante.
- Comer muitos industrializados “fit”
Ás vezes, ao tentar comer mais saudável e pela necessidade de praticidade, compramos muitos alimentos prontos: biscoitos, pães, barrinhas, iogurtes com um apelo de ser saudável, fit, rico em fibras, etc. Acontece que nem sempre eles estão te ajudando, pois a embalagem engana. Para aprender o básico sobre leitura de rótulos, baixe o manual disponível no meu site (talytamac.com.br) “No mercado com a nutri”.