InícioCOLUNASArquitetura & ConstruçãoCozinha bem iluminada: dicas para tornar esse espaço mais eficiente e prático

Cozinha bem iluminada: dicas para tornar esse espaço mais eficiente e prático

-

A Yamamura apresenta um guia para quem vai construir um imóvel ou reformar a cozinha da residência

Neste projeto da arquiteta Letícia de Nóbrega, a iluminação é composta por um plafon linear no teto e fita de led instalada no armário superior, a fim de facilitar as atividades na pia, balcão de preparo e no fogão / Crédito das fotos: Emerson Rodrigues

É muito comum que as pessoas deem atenção especial à iluminação das áreas sociais como salas de estar, TV ou jantar e caprichem na decoração através da escolha de lustres, pendentes e luminárias estilosas. Entretanto, as cozinhas são ambientes por vezes esquecidos e responsáveis por boa parte das dúvidas dos clientes. Com o objetivo de contribuir com a iluminação adequada desses espaços e, consequentemente, com uma maior funcionalidade, a Yamamura apresenta um especial com dicas de iluminação para cozinhas.

Iluminação geral – peças indicadas

Neste projeto da arquiteta Daniela Funari, luzes de led foram colocadas abaixo do armário superior e proporcionam uma iluminação prática na área do frontão da pia e balcão. Isso facilita a realização de atividades como preparar os alimentos ou lavar a louça / Crédito da foto: Emerson Rodrigues

As luminárias de embutir ou sobrepor, como plafons de led, são exemplos de aplicações bastante utilizadas. Essas peças garantem versatilidade e resultam em um ambiente clean. Para quem prefere ousar um pouco mais, o uso de trilhos é uma ideia interessante. Além de modernos, possuem diferentes opções de lâmpadas e permitem modificar a quantidade de luz de acordo com a situação. Na cozinha, é bom incluir luzes diretas e difusas, que priorizem a luminosidade do espaço como um todo.

 

Área de preparo

Para as bancadas de preparo de refeições (onde serão feitas as receitas com a utilização de objetos cortantes) assim como nas áreas acima do fogão/cooktop, vale pensar na iluminação direta, com fitas ou perfis de led embutidos nos armários, a fim de garantir uma iluminação mais eficiente.

Cozinha americana

Na bancada da cozinha americana – geralmente usada durante as refeições rápidas – o ideal é incluir pendentes, que além de iluminarem, também agregam muito charme.

Neste projeto do BMA Studio, a bancada ganhou dois pendentes azuis, que auxiliam os moradores durante as refeições rápidas, além de alegrarem o décor / Crédito das fotos: Emerson Rodrigues

Temperatura de cor

A cozinha é um dos cômodos mais ativos da casa! Portanto, precisa ser bem funcional a fim de facilitar a preparação diária das refeições – desde as mais rápidas até as mais elaboradas. A recomendação é incluir luzes que mantenham as pessoas mais atentas e focadas nessas atividades. Por isso, é indicado o uso de lâmpadas com temperatura de cor branco neutro (4000K).

Neste projeto da designer Eliana Franco, há diferentes soluções de iluminação. No teto é possível ver a aplicação do efeito de luzes indiretas e com tons mais quentes. Há também plafons quadrados com luzes mais frias e, na área do frontão, foram instaladas fitas de LED sob a marcenaria / Crédito das fotos: Emerson Rodrigues

Ambientes Integrados

Neste projeto do escritório Zimbro Arquitetura, o pendente verde contribui com a iluminação da península e combina com a marcenaria. Ao fundo, fitas de led foram instaladas abaixo do nicho e servem de luzes de apoio. Para completar, também é possível ver um plafon linear que realiza a iluminação geral do ambiente / Crédito da foto: Emerson Rodrigues

Para garantir a harmonia em casos de integração de ambientes, convém buscar um meio termo na iluminação entre a cozinha (que requer mais atenção) e as salas de estar, jantar ou varandas (que combinam com uma atmosfera de relaxamento). Sendo assim, a dica é optar por luzes gerais (plafons, lustres ou pendentes centrais) com a temperatura de cor branco neutro (4000K), a fim de evitar um choque visual. A mesma orientação vale para as bancadas das cozinhas americanas (em razão da proximidade com as áreas de preparo) por isso podem receber pendentes com luzes neutras.

Por fim, para garantir aconchego, salas e varandas integradas com a cozinha podem receber luzes de apoio com temperatura branco quente (2700K a 3000K) em cantinhos, por meio de arandelas, luminárias de piso ou mesa.

 

 

IRC

Identificar o tom exato de frutas, legumes e alimentos em geral ajuda a acertar na receita. Por isso, também é preciso prestar atenção no Índice de Reprodução de Cor (IRC), valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar as cores com precisão, considerando a luz do sol como referência de qualidade. A escala varia de 0 a 100, portanto quanto mais próximo de 100, mais fiel a cor será representada. No entanto, os produtos com IRC acima de 80 já têm uma ótima qualidade.

Erros mais comuns

Geralmente, muita gente erra ao posicionar um único ponto de luz central no ambiente, que acaba por criar sombras nas extremidades dos espaços, onde normalmente estão localizadas as bancadas para cozimento. Isso não só dificulta a visão, como também pode ser prejudicial à segurança, afinal a cozinha se trata de um local de manuseio de objetos cortantes, que podem ocasionar acidentes. Portanto, é preciso pensar em várias luzes de apoio.

Sobre a Yamamura

A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, além de peças exclusivas, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.

A Yamamura possui lojas cinco lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e, a sua mais nova loja em Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br, com vendas para todo o Brasil.

Serviço Yamamura

Loja online: yamamura.com.br

E-mail: comercial@yamamura.com.br

Atendimento Online (Vendas e Orçamentos)

Whatsapp (11) 99737-2516 (para todas as lojas)

De segunda a sábado, das 10h às 18h

Redes e Blog

Blog: blog.yamamura.com.br

Instagram: @yamamuraoficial

Facebook: yamamuraoficial

Pinterest: yamamuraoficial

Youtube: yamamuraoficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile