Doce inverno

-

No último dia 21 de junho, o inverno começou oficialmente, portanto, é hora de sentir mais fome que o normal. A pergunta que não quer calar: há explicação para comermos mais nos dias frios? A resposta é sim! O corpo gasta mais energia nas baixas temperaturas e, consequentemente, sente uma necessidade maior de ingerir calorias. Por isso, é tarefa árdua não cair em tentação com fondues, caldos e massas em geral.

Segundo Gabriela Jabour, sócia da Sweet Cake, essa é a época ideal para se comer bem. “Se organizarmos direitinho, podemos nos dar o luxo de comer quitutes mais calóricos sem peso na consciência”, brinca.

Na Sweet Cake, os bolos de chocolate quente, como é o caso do chocolatudo, que é exclusivo da casa; os chás (quentes, obviamente); e o creme brûlée – tem um sabor parecido com o nosso pudim de leite, e é considerado uma das sobremesas mais famosas da França –, são as apostas da casa para essa temporada de temperaturas mais amenas.

Massas e molhos –  Para quem quiser passar longe das panelas nos dias frios, a Sweet Cake disponibiliza, também, massas de fabricação própria, assim como filés e camarões com molhos diversos – tudo à pronta entrega. “São ótimas escolhas para o almoço de domingo, ou o jantar durante a semana, o que facilita a vida de todos”, sugere Gabriela.

Curiosidades:

– Alimentos termogênicos: Alguns ingredientes, principalmente especiarias, possuem a capacidade de estimular a temperatura do organismo, mantendo o corpo aquecido. Iguarias como a pimenta vermelha, o café, a canela e o cacau, são ótima alternativas.

– Fontes de antioxidantes: Esses alimentos ajudam a estimular a respiração, protegem e fortalecem o sistema imune e facilitam o trabalho do organismo, na defesa do corpo, contra gripes e resfriados, típicos da mudança de clima. Fontes ricas em vitaminas e minerais são as melhores escolhas, como a frutas cítricas.

– Coma pratos quentes: Sopas, caldos e cremes, chás e cafés, devem ser consumidos bem quentinhos para aquecer o corpo. Além disso, por ser um clima de variações constantes, entre dias mais secos e mais úmidos, é preciso sempre estar atento à hidratação, então, beba muita água!

________________________________________________

Receita

Que tal um chocolate quente para aquecer?

Chocolate quente

 Edda Klepp por Pixabay

Ingredientes:

1 Xícara de leite integral

2 Colheres de sopa de cacau em pó

2 Colheres de sopa de açúcar mascavo

1 Pitada de sal

Algumas gotas de extrato de baunilha de boa qualidade

Modo de preparo:

Coloque o cacau em pó, açúcar, sal e um pouco do leite em uma panela, leve ao fogo mexendo até que tudo se dissolva e vire uma pasta homogênea. Acrescente o restante do leite e misture até esquentar. Para um chocolate quente mais “rico”, deixe ferver o leite por uns 2 ou 3 minutos.

Desligue o fogo e acrescente o extrato de baunilha.

Se quiser, pode acrescentar alguma especiaria para dar um toque diferente (canela, cardamomo, noz moscada etc.).

* Dica de Chef: Se estiver bem animado, você pode adicionar alguma bebida alcóolica como uísque, rum ou licores que também fica sensacional.

  Pixabay

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile