Caisan é formada por representantes de secretarias e instituições públicas do DF
Nesta quarta-feira (3) foram apresentados os resultados de dois anos do III Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (PDSAN), em reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Caisan-DF), no Palácio do Buriti. A Emater-DF é uma das instituições participantes do Plano e atingiu 100% das metas estabelecidas, contribuindo para a promoção do acesso à alimentação adequada e saudável, o fortalecimento da agricultura familiar, a implementação de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, entre outras ações.
A Caisan-DF é responsável por formular, coordenar e implementar políticas de segurança alimentar e nutricional e conta com a participação de diversas secretarias e instituições do DF. Segundo a Gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF e suplente da empresa na Câmara, Letícia Martinez, “a Emater-DF executou diversas metas, como a implantação de hortas em escolas e unidades socioassistenciais, o apoio à transição agroecológica de estabelecimentos rurais, a capacitação de extensionistas rurais e produtores, inclusão de agricultores e programas de compras governamentais para abastecer escolas e entidades socioassistenciais com alimentos frescos e de qualidade, entre outras atividades”.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, “o combate à fome é essencial para o desenvolvimento da sociedade. É preciso garantir o mínimo de subsistência para que as pessoas consigam desenvolver autonomia e, por isso, devemos focar em diversas políticas públicas para que tenham acesso à alimentação saudável e de qualidade, com oferecimento do que é produzido localmente, por exemplo, por meio das Cestas Verdes”.
Já o Secretário de Agricultura, Fernando Antonio Rodriguez, ressaltou a importância do desenvolvimento da agricultura e pecuária local para atender à população, que cresce a cada ano. “Este planejamento é fundamental para cumprirmos os nossos desafios, que são grandes. A cada ano o número de habitantes no Distrito Federal aumenta e precisamos garantir alimentação de qualidade”, falou.
O Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é fruto de um compromisso assumido entre o Governo do Distrito Federal e o Governo Federal, na assinatura do Termo de Adesão do DF ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Arutricional (Sisan) em 2011. As propostas do Plano são fruto da articulação do governo e sociedade civil por meio da V Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (Cdsan), realizada em 2021.
A participação da Emater-DF no III PDSAN reforça o compromisso da empresa na promoção da segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos os cidadãos têm acesso garantido a uma alimentação adequada e saudável.