ENTREVISTA
Instituto Eureka aposta no desenvolvimento
humano como diferencial competitivo
Renata Fernandes
CEO do Instituto Eureka
Aos 41 anos, a publicitária brasiliense Renata Fernandes resolveu seguir os sinais emitidos pelo coração e investir, mais fundo, no seu empreendimento: o Instituto Eureka. “Ele surgiu quando tive a ideia (Eureka!) de levar soluções de comunicação para as empresas, mostrando um caminho de inovação para melhores resultados em seus negócios”, conta, lembrando que o sonho é antigo: “Em 2018, tive a oportunidade e a coragem de abrir minha própria empresa de soluções de comunicação, atuando em várias frentes como consultoria de comunicação & marketing, eventos, ações promocionais e projetos especiais. A novidade é o mais recentemente braço de desenvolvimento humano da empresa, com treinamentos, facilitação de propósito e life coaching”, detalha a empresária. Nesta entrevista ao Jornal do Planalto, Renata fala dos seus planos e de como tem sido o desafio de se reposicionar, em meio à pandemia.
Como tem sido empreender em tempos tão difíceis?
Tem sido um desafio diário manter uma receita mínima viável, mas ao mesmo tempo um convite maravilhoso para enxergar e, principalmente, criar outras oportunidades que provavelmente eu não teria notado em tempos normais de correria do piloto automático.
Qual o público que você pretende atingir?
Pretendo atingir empresas de pequeno porte com a consultoria de comunicação e marketing, com o foco no desenvolvimento das estratégias de comunicação do microempreendedor. Já na área de eventos, projetos especiais e ações promocionais, almejo as principais empresas de Brasília, oferecendo um portfólio de soluções integradas que gerem uma experiência diferenciada para o público-final e para o cliente. No último semestre, também vi a necessidade de trabalhar com o público pessoa física de forma individual, ajudando as pessoas a voltarem a sonhar e a realizarem, mesmo com as circunstâncias difíceis.
Que resultados você tem alcançado neste período?
Confesso que me surpreendi com o mercado nos anos de 2018 e 2019, realizando grandes eventos em Brasília como o Brasília Patrimônio Vivo no CCBB (Correio Braziliense), TV Brasília Run, TV Brasília Run Kids, Vrum Motor Show (TV Brasília) e Corrida Encontro Delas (Revista Encontro).
Em 2020, com a pandemia, assumi como CEO de uma Agência de Publicidade, Alma/Age, realizando um trabalho relevante de gestão de pessoas, de projetos e da carteira de clientes. E agora, em 2021, abri o leque da empresa para a frente de desenvolvimento humano, atendendo mais de 11 pessoas como facilitadora de Propósito e Life Coach. Nesse contexto pessoal, tenho colhido resultados incríveis, contribuindo para as pessoas acreditarem no potencial infinito delas, como uma coachee que queria se separar, sem alegria, sem sonho, sem vida e sem esperança na vida profissional e resolveu oficializar a união, ter filhos, comprar imóvel próprio e tocar sua empresa, que já está decolando em tão pouco tempo. As mudanças do coaching acontecem de forma rápida quando há o empenho e compromisso total do cliente em fazer acontecer!
Quais são os seus planos para até o fim do ano e também para o ano que vem?
Com o mercado de eventos voltando a se movimentar no segundo semestre de 2021, pretendo realizar dois eventos este ano e já tenho no mínimo quatro eventos previstos para 2022. Já no desenvolvimento pessoal, pretendo fazer palestras e treinamentos in company, sempre focando no propósito e no sentido maior da vida, otimizando os recursos que cada um de nós já tem e as vezes esquece de usar na vida pessoal e/ou profissional. Acredito que o olhar empresarial (PJ) se torna completo com o olhar individual (PF) também, já que o capital humano é o maior ativo das empresas.
Como foi virar a chave de mudança profissional pra vc?
Foi um lindo caminho de autoconhecimento. Atuo como especialista de Comunicação e Marketing há 22 anos, tendo passagem como gerente de Marketing em grandes empresas como Correio Braziliense, Comitê Paralímpico Brasileiro e UniCEUB, locais onde obtive grandes resultados em tudo o que fiz, mas confesso que ajudar pequenas empresas e pessoas que não estão vivendo seu potencial tem feito meu olho brilhar de uma forma que nunca imaginei. Feliz por tudo o que fiz e vivi e animada com o melhor que ainda está por vir.
O que você diria pra quem está começando?
Você pode TUDO o que quiser. Basta querer e fazer acontecer. Sonhe muito, pense grande, faça uma lista do que deseja profissionalmente e pessoalmente, visualize tudo como realidade e desenhe planos de ações viáveis para alcançar o que almeja. Durante a sua jornada, trabalhe muito a ATENÇÃO PLENA, vivendo o momento agora chamado presente; trabalhe bastante a RESILIÊNCIA, dando a volta por cima quando algo não der certo e precisar de um recomeço; aprenda a saborear a vida em tudo o que fizer com os seus cinco sentidos, exercitando o SAVORING; e exerça sempre a GENEROSIDADE, tendo a certeza de que dar seu tempo ou sua atenção a quem precisa é muito melhor do que receber. Saiba que ao viver a atenção plena, a resiliência, o savoring e a generosidade, você está colocando em prática as principais habilidades da felicidade, tão sonhada e desejada pelos seres humanos.
Seja FELIZ e acredite sempre em você. Ao infinito e além!
_________________________________________________________________________
Inclusão
Projeto Aquimia começa em agosto
Estão abertas as inscrições para o Projeto Alquimia – Curso de Ourivesaria e Biojoias, que começa em 5 de agosto. Voltado para 16 estudantes de baixa renda, surdos, com idades entre 16 e 29 anos, o projeto tem à frente a designer Suzana Rodrigues e o ourives Celso Grecov. Referência em seu ofício, Suzana vem desenvolvendo há quase 20 anos uma técnica especial, onde elementos, em sua maioria, coletados– e não extraídos da natureza–, são as matérias-primas das joias. Ou melhor: biojoias. Já Celso é um mestre da ourivesaria, com 54 anos de profissão. “Fizemos este projeto voltado para os surdos, pois sabemos que sempre que somos privados de algum sentido, desenvolvemos os outros com maior intensidade. Acredito muito na sensibilidade que vamos estimular e também descobrir durante a oficina”, afirma Suzana. Apoiado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, as aulas serão ministradas no Núcleo de Ensino, espaço cedido pela ARUC – Associação Recreativa do Cruzeiro. O curso se estenderá por quatro meses, diariamente, com turmas matutina e vespertina. Ao final, o resultado do aprendizado será exibido, presencialmente ou virtualmente, a depender dos desdobramentos da pandemia.
_________________________________________________________________________
Reconhecimento
Atacadistas brasilienses serão homenageados
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) promoverá a 40ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2021 Atibaia. O evento, que faz parte das comemorações do aniversário de quatro décadas da entidade, será responsável por promover um encontro de líderes do setor. Além disso, a ocasião contará, no primeiro dia, com a premiação de empresas que apresentaram performance de destaque dentro do segmento. No evento, as empresas Grupo Dia a Dia e JC Distribuição e Logística, que atuam no Centro-Oeste, serão homenageadas. O mês de agosto também traz a comemoração do 20º aniversário do Sindiatacadista/DF, que visa celebrar a data de forma especial. Para a entidade, a conquista do prêmio evidencia o trabalho de excelência do setor na região do Centro-Oeste e indica que as celebrações mostram o crescimento exponencial do segmento.
_________________________________________________________________________
Inclusão
Festival Latinidades deste ano será online
Entre os dias 22 a 25 de julho, o Instituto Afrolatinas realiza a 14ª edição do Festival LATINIDADES. O evento será online, ao vivo e gratuito. O tema deste ano é “Ascensão negra, acreditamos que todes fazem parte e podem contribuir com o mundo que queremos”. Mais informações pelo site: http://afrolatinas.com.br/comunidades/
_________________________________________________________________________
Saúde
Clínica Vittà ganha novo investidor
Ex-vice-presidente do Banco Bradesco e CEO do Banco PAN, José Luiz Acar Pedro é o novo sócio-investidor da Clínica Vittá. Com um investimento na casa dos 13 milhões, o executivo aposta no crescimento da rede de medicina em Brasília, hoje com três unidades recém-inauguradas, e que ainda este ano receberá outras três clínicas. O plano de expansão da rede contempla também a abertura de uma unidade central em Goiânia ainda este ano, que se somará às outras seis clínicas localizadas lá, Aparecida de Goiânia e Anápolis, totalizando 13 unidades até o final de 2021.