Início Destaques Espaço Memorial CDL conta a história entrelaçada de Brasília e da entidade

Espaço Memorial CDL conta a história entrelaçada de Brasília e da entidade

0

Nesta quarta-feira, 18, foi inaugurado, nas dependências da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL/DF), um espaço que materializa os 59 anos de história da organização

“Esse trabalho serve de exemplo para o Brasil. Além disso, proporciona às futuras gerações – filhos, netos e descendentes – um entendimento sobre o desenvolvimento do empreendedorismo, do trabalho conjunto e da busca por soluções para os problemas diários dos lojistas, tanto no Distrito Federal quanto em todo o Brasil”, conta o presidente da CDL/DF, Wagner Silveira. Ele explica que a idealização do espaço surgiu de uma conversa informal com um dos ex-presidentes da entidade que sugeriu o projeto. A ideia ressoou e ganhou forma durante o segundo mandato de Wagner.

Os 19 presidentes, as principais conquistas de seus mandatos, além do desenvolvimento da economia e da sociedade local, estão documentados no memorial. Arquivos de mídia foram conservados, apoiados pelos depoimentos de associados, representantes da entidade, da CDL Jovem e da Fundação CDL, que compõem a organização em sua totalidade e destacam suas principais atuações.

Wagner reforça que o local preserva a memória não só da entidade, mas também das pessoas que dela fazem parte, celebrando o legado humano de suas histórias.

Materialização de um sonho

Monica Reis, responsável pelo projeto, relata um pouco sobre o processo e os desafios de organizar o Memorial CDL. O trabalho foi dividido em quatro etapas, desde a coleta de arquivos e documentos disponíveis até o desenvolvimento da narrativa e da identidade do espaço.

Ela destaca que a organização levou em conta o crescimento contínuo da instituição. “A história da entidade ainda está em construção, com novos presidentes e gestões assumindo ao longo do tempo. Por isso, o espaço foi projetado pensando no longo prazo. Trabalhamos com uma produção mapeada e modular. Os painéis, tanto os centrais quanto os laterais, são móveis, permitindo atualizações constantes.”

O espaço será aberto ao público em 2025, com visitação disponível às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile