InícioDestaquesEstoque de medicamentos antigripais deve ser normalizado em 30 dias

Estoque de medicamentos antigripais deve ser normalizado em 30 dias

-

Entre os medicamentos mais procurados estão Resfenol, Benegrip e os xaropes Koid D, Seki e Hytos

Ao contrário de outros setores da economia, as farmácias tiveram um boom nas vendas durante a pandemia. Com a Covid-19 e o surto da Influenza, no começo deste ano, o mercado de drogas e medicamentos registrou alta de 16% nas demandas de janeiro em relação a dezembro do ano passado. Diante disto, consequentemente, tem faltado produtos específicos, como xaropes e antigripais, nas prateleiras do Distrito Federal. A expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), no entanto, é de que o abastecimento destes medicamentos seja restabelecido em até 30 dias.

Com o avanço da Ômicron e da Influenza, as indústrias farmacêuticas foram pegas de surpresa e alguns estabelecimentos acabaram ficando com estoques baixos ou zerados de xaropes e antigripais, por exemplo. O desabastecimento também se deve ao fato de que, em parte, as indústrias entraram de férias em dezembro, voltando às atividades em janeiro. Com isso, as distribuidoras tiveram dificuldade em repor seus estoques para atender o varejo.

O empresário atacadista Álvaro Silveira Júnior, da LinkMed Distribuidora, que também é sócio de uma rede de drogarias em Brasília, reforça que, com a diminuição dos casos de gripe, a procura deve diminuir. “O que estamos esperando é a estabilização do estoque na indústria e, portanto, o repasse do atacado para o varejo, já que as pesquisas têm indicado uma diminuição nas taxas de transmissão”, pontua.

Com a demanda de oferta e procura, muitas indústrias utilizam o serviço dos atacadistas para garantir que os produtos cheguem ao varejo, com maior velocidade. O atacado do Distrito Federal tem, com isso, contribuído para minimizar a falta de medicamentos. “O setor está empenhado em garantir a entrega desses medicamentos o mais rápido possível. Estamos em parceria com a indústria para que essa situação seja solucionada o quanto antes”, afirma o presidente do Sindiatacadista/DF, Lysipo Gomide.

Confira a lista dos cinco medicamentos, relacionados ao surto viral, mais procurados em 2022:

1) Xarope Koid D
2) Xarope Seki
3) Xarope Hytos
4) Resfenol
5) Benegrip
6) Gotas Binelli

(Foto: Andria Almeida/O Liberal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile