InícioDestaquesExtensionistas da Emater-DF participam de curso sobre CSA

Extensionistas da Emater-DF participam de curso sobre CSA

-

A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é uma ferramenta sustentável de fortalecimento da agricultura familiar. Trata-se de uma modalidade de comercialização onde os consumidores assumem o compromisso de adquirir uma cesta de produtos semanalmente. No Distrito Federal, já são 41 CSAs. Para trocar experiências e oferecer alternativas para empreendedores rurais da capital, representantes da Emater-DF estão participando de um curso oferecido pela empresa Matres Socioambiental, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Universidade da Paz (Unipaz).

O curso, que começou na última segunda-feira (14), vai até o próximo dia 4 de abril. O engenheiro-agrônomo Daniel Oliveira, gerente do Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, explica que a Matres fez um diagnóstico de produtores rurais, especialmente em assentamentos e pré-assentamentos da reforma agrária e a Sema selecionou agricultores para participar da atividade.

“A CSA é uma modalidade de comercialização sustentável que tem crescido bastante em todo o mundo. É importante que a Emater-DF participe desse tipo de evento para estreitar relações com instituições parceiras e consolidar alternativas de renda para o agricultor”, entende Daniel Oliveira. “Nessa ferramenta, os consumidores, chamados de coagricultores, se aproximam dos agricultores, entendendo sua dinâmica de produção”, acrescenta.

Representantes do Esorg, além da Gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor) e os escritórios locais de Brazlândia, Alexandre de Gusmão e Vargem Bonita estão participando do curso. O curso aborda a história do CSA no mundo e no DF, incluindo visitas de campo, princípios de planejamento da produção e noções de como formar um grupo de coagricultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile