Foco da casa é fazer o comensal viajar pelos sabores brasileiros e invocar memórias afetivas
A empresária Keli Cristina Mayer (foto ao lado) resolveu expandir seus domínios para a Asa Sul em um formato mais irreverente. A proprietária do Mayer Self Service, localizado na 104 do Sudoeste, agora inaugura o Mayer Sabores do Brasil na 116 sul, que, em breve, terá ao lado também o Café das Orquídeas, ambos previstos para inaugurar dia 30 de setembro. Ao lado do marido Celso Zuza, a chef e nutricionista Keli quis fazer do novo empreendimento um espaço que une o paisagismo à boa gastronomia. No Mayer Sabores do Brasil, o foco é fazer o comensal viajar pelos sabores brasileiros e invocar a memória afetiva, com pratos como o Robalo ao tucupi e jambu, o Trio do litoral Norte e Sul – patinhas de caranguejo, lula e camarão empanados servidos com molho tártaro – e a Carne Serenada – carne de angus curada grelhada na parrilla e regada em manteiga de garrafa com cebola baby, mandioca frita e queijo coalho assado, além das sobremesas Mousse de Chocolate da Amazônia e Abacaxi Grelhado com canela acompanhado de licor de jabuticaba. Já o Café das Orquídeas – que leva este nome devido às mais de 450 espécies de orquídeas implantadas por Celso na quadra – dará ênfase em doces, bolos e pães artesanais de fermentação natural.
Com projeto arquitetônico de Simone Turíbio, da Choque Arquitetura & Design, a casa possui uma estética capaz de integrar as diversas regiões do Brasil, com grandes janelões, luminárias diferenciadas, revestimento em madeira dourada louro freijó – a nogueira brasileira – e móveis exclusivos da Breton, conhecida pela qualidade, design exclusivo e inovador. O cardápio foi elaborado por Keli, com consultoria do chef Marcello Piucco, mas quem comandará as panelas no dia-a-dia é o chef Raphael de Lucca, que está no ramo desde os 13 anos de idade e tem passagem por restaurantes como Sallva, Aroma e Tradição Mineira, além de ter sido Personal Chef no Escritório de Advocacia Willer Tomaz.
O Mayer ainda conta com uma equipe especializada em carnes nobres – os Parrilleros – além de Maître, Sommelier e Bartender/Mixologista. No almoço, o serviço é de buffet à quilo com parrilla, enquanto no jantar é à la carte – ambos com opções vegetarianas e veganas. Há também o almoço vip, com uma diferente sugestão do Chef a cada dia – destaque para o Frango com quiabo e a Canjiquinha com queijo da Serra do Salitre. Da parrilla saem cortes como o Galeto, o Prime Rib, o Tomahawk, o Ancho e a Carne Serenada (de sol), além da Lagosta e a Cioba inteira. Segundo Marcello Piucco, a escolha da parrilla para grelhar as proteínas se deve ao fato de estas ficarem mais saborosas e mais saudáveis, já que não é utilizado óleo. Os ingredientes são de primeira qualidade: legumes e verduras orgânicos, da fazenda Malunga e do Sítio Samambaia, e muitos dos insumos vêm de pequenos produtores. Há ainda os pratos kids, com massas sem conservantes, molhos caseiros e verdurinhas orgânicas. Por fim, a coleta seletiva do óleo de cozinha usado, que é todo doado para reaproveitamento, e assim não entope o ralo de esgoto.
A adega do Mayer possui um design irreverente: é a chamada Adega Cacho, inspirada nos cachos de uva e nas esculturas neoconcretistas de Franz Weissmann. Há rótulos de 10 países, passando pelo velho mundo – França, Itália, Espanha e Portugal – e terminando no novo mundo – Austrália, Chile, Uruguai, Argentina, Estados Unidos e, claro, Brasil. O Sommelier e Maître da casa, Maurício Araújo – que tem passagem por casas como Quattro Pizza Bar, Le Jardin du Golf, Santé 13, entre outros – elaborou a carta junto do Gerente-Geral Jailson Alves – que veio de São Paulo só para compor o time do Mayer e tem passagem pelos melhores restaurantes da capital paulista. A ênfase são nos rótulos brasileiros, que harmonizam muito bem com os pratos do cardápio.
Serviço:
Mayer Sabores do Brasil
116 sul – bloco B
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 11h30 às 15h30 para almoço, das 17h às 20h para Happy Hour e das 18h às 23h para jantar
Sexta: das 11h30 às 15h30 para almoço, das 17h às 20h para Happy Hour e das 18h às 00h para jantar
Sábado: das 11h30 às 17h para almoço, das 17h às 20h para Happy Hour e das 18h às 00h para jantar
Domingos e feriados apenas almoço das 11h30 às 17h
Café das Orquídeas
116 sul – bloco A
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 7h às 23h
Sexta e sábado das 7h às 00h
Domingos e feriados das 7h às 17h