InícioCOLUNASCozinha & CiaPão com mortadela x Caviar

Pão com mortadela x Caviar

-

Nos últimos anos, escutei várias vezes um pai de família reclamar do governo PT, porque nos tempos de FHC ele comia até caviar. Nos tempos de FHC, o salário mínimo era R$ 200,00. Nos tempos de FHC, oitenta e um milhões, seiscentos e sessenta e três, quinhentos e cinquenta e cinco pessoas passavam fome. Mas este cidadão de bem podia comer caviar, porque ele trabalhou muito para conseguir ascender à classe média. Embora não tenha conseguido realizar o sonho de fazer Medicina em uma universidade pública, ele trabalhou duro, e com muito esforço e noites viradas conseguiu formar-se em Jornalismo em uma faculdade particular.

No atual governo, este pai reclama que não come mais caviar. Mas suas filhas puderam estudar na universidade pública. O salário mínimo está em R$ 880,00 (o que ainda é pouco). Quarenta e um milhões, setecentos e vinte e quatro mil e cento e noventa e uma pessoas saíram da pobreza.

Jamais questionaria o merecimento deste cidadão de bem, que ensinou suas filhas a ser honestas, trabalhar para conquistar seus sonhos e não querer o que é do outro. Ele merece o melhor. Merece poder comer o que quiser. Assim como as 41.724.191 pessoas que hoje não passam fome. Como disse Raul Seixas, “querer o meu não é roubar o seu”.

Ontem (17/04/2016), caminhando da Esplanada dos Ministérios até minha casa, eu tive vontade de chorar. Eu estava voltando para o conforto do meu lar, refletindo se esquentaria a pizza de sábado ou se faria um macarrão para jantar e comecei a pensar sobre o sentimento daquelas pessoas que estavam do meu lado na rua e voltariam para seus acampamentos, porque vieram de longe lutar pelo seu pão de cada dia, por um pedaço de terra, por uma vaga para seus filhos nas universidades, por inclusão, por seu lugar ao sol, enquanto, do outro lado, tinha gente preocupada com caviar.

 

Receitas:

Baião de dois

Cozinha_e_Cia_Baiao_de_Dois

Ingredientes

1 xícara (chá) de bacon em cubos

½ xícara (chá) de manteiga de garrafa

3 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de cebola picada

1 ½ xícara (chá) de carne seca (dessalgada e cozida) em cubos

1 xícara (chá) de linguiça calabresa em cubos

1 xícara (chá) de paio em cubos

3 xícaras (chá) de arroz

3 xícaras (chá) de feijão fradinho pré-cozido e escorrido

2 pimentas dedo-de-moça (picadas e sem sementes)

2 xícaras (chá) de queijo coalho em cubos

½ xícara (chá) de cebolinha picada

½ xícara (chá) de coentro picado

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão e reserve o feijão e o caldo. Em uma panela, refogue o bacon até dourar. Acrescente a manteiga de garrafa e refogue o alho e a cebola. Coloque a carne seca e refogue um pouco mais. Adicione as linguiças e deixe dourar rapidamente. Coloque o arroz e água quente para cozinhar. Quando estiver cozido, acrescente o feijão e a pimenta. Finalize com o queijo coalho, a cebolinha e o coentro. Acerte o sal se necessário.

Nayara Machado
naymachado@outlook.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile