InícioDestaquesPARABÓLICA ECONÔMICA: por jornalista Flávio Resende

PARABÓLICA ECONÔMICA: por jornalista Flávio Resende

-

Flávio Resende

Oportunidade

Fundação BB realiza oficina participativa para criar diretrizes de edital para mulheres negras

A Fundação Banco do Brasil realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília, a Oficina de Consulta Participativa para Elaboração de Edital para Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras, que recebeu representantes da sociedade civil, de movimentos sociais, grupos e coletivos para a realização de debates técnicos e palestras que irão subsidiar a elaboração de um edital de chamamento público de projetos sociais voltados ao fortalecimento de organizações socioprodutivas de mulheres negras.

A criação do edital é uma proposta da Fundação BB em consonância com o Protocolo de Intenções assinado entre o Banco do Brasil e o Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial, em julho deste ano, que prevê a troca de experiências e o apoio mútuo para fixar diretrizes e ampliar ações afirmativas de raça e gênero, promovendo o respeito à diversidade.

A oficina de escuta teve como meta a coleta de insumos para o desenvolvimento estratégico dos temas e eixos do edital de forma participativa e representativa, e contou com representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, Ministério das Mulheres, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática e funcionárias do Banco do Brasil, indicadas pelo grupo de diversidade da instituição.

“A criação do Edital de Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras é uma ação promovida pela Fundação BB em apoio à diversidade e à inclusão racial, voltada a um dos públicos priorizados – as mulheres negras, que são as mais impactadas por processos de exclusão estruturais e pelo contexto da interseccionalidade, um termo que foi muito utilizado pela intelectual e ativista Lélia Gonzalez. O objetivo é dar uma resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à Década Internacional de Afrodescendentes, tendo como referência o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021”, explica Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil.

A realização da oficina de escuta destaca o relevante papel desempenhado pela Fundação BB para o desenvolvimento social por meio do apoio ao público em situação de vulnerabilidade, propiciando oportunidades de serem estabelecidas novas parcerias visando a melhoria das condições de vida das mulheres negras da sociedade brasileira.

Tarciana Medeiros, presidenta do BB, afirma que ações como essa consolidam o protagonismo do BB na atuação sobre a temática da igualdade racial e de gênero como importante agente de promoção do desenvolvimento social do país. De acordo com ela, o compromisso com a diversidade é central na estratégia do Banco do Brasil. “Essa oficina faz parte de mais uma ação concreta a favor da diversidade, fruto de protocolo assinado em julho deste ano. Temos sido uma das empresas brasileiras que mais tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico do país. Fico muito feliz e honrada em ter o MIR junto conosco nessa atuação de vanguarda do tratamento à diversidade e no debate público sobre este tema e ações pela inclusão social. Estamos comprometidos com essa pauta”.

 

Cultura

Espetáculo retrata situações da vida noturna

Noturno. Foto: Júlio Rua

Com elenco renovado de Menestréis, Noturno ganha nova montagem sob direção de Deto Montenegro, irmão do autor, e codireção de dois importantes nomes do teatro candango, Abaetê Queiroz e Juliana Drummond. Ambos, Abaetê e Juliana, integraram o elenco do espetáculo em sua primeira versão por aqui, 25 anos atrás. A direção de produção é de Claudia Charmillot.

A obra, de 1991, é uma das mais antigas do repertório da Oficina dos Menestréis, inaugurada por Oswaldo e hoje dirigida de Deto. “É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se chocam com o ridículo, no entanto, é quando mais se encontram e trocam segredos. É o horário do amor e dos mistérios”, descreve Oswaldo Montenegro.

Esta nova montagem de Noturno, que será apresentada em curta temporada no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música, dias 27, 28 e 29 de outubro, é fruto de uma oficina de montagem de espetáculo, realizada em parceria entre a Oficina dos Menestréis (SP), ministrada por Deto, e a Oficina Circo íntimo (DF), por Abaetê e Juliana.

O musical vem sendo erguido no Espaço Cultural Mapati desde março deste ano. Estão no elenco alunos que participaram da primeira montagem, 25 anos atrás, e novos, compondo um encontro de gerações com um grupo bem diverso de artistas.

As oficinas, de metodologia criada por Oswaldo e aplicada há 30 anos, tem como alicerce despertar nos alunos o valor da atuação em grupo, o verdadeiro sentido de colaboração e consiste em estimular a arte que existe em cada um. Para Deto, “a arte pode muito mais do que se imagina, quando trabalhada com leveza e de uma forma intuitiva e colaborativa”.

O resultado se imprime em um corpo de elenco conciso agregando musicalidade, ritmo, expressão corporal e dicção em sintonia. Aspectos essenciais para o este espetáculo musical de ritmo cênico mágico, conduzido por uma trilha

sonora extraordinária e de partitura coreográfica que exige dos menestréis uma sinergia precisa.

A expressão Menestréis vem da Idade Média e era usado para se referir a artistas da corte, cantores de poemas e responsáveis por levar alegria por onde passassem. O termo agênero, utilizado por Oswaldo Montenegro para se referir às suas atrizes e atores, acabou sendo adotado como nome da oficina.

SERVIÇO:

[Musical] Noturno

Local: Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília

Endereço: SGAS 602

Temporada: dias 27, 28 e 29 de outubro

Sessões: sexta-feira, às 21h, sábado, às 20, e domingo, às 19h

Ingressos: R$ 40 (meia entrada, plateia), e R$ 25 (meia entrada, plateia popular)

Bilheteria digital: https://bileto.sympla.com.br/event/86721/d/215476. Também à venda na Beline Pani & Gastronomia (113 Sul)

Capacidade: 600 lugares

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Informações: (61) 9983-9177 (WhatsApp)

 

Inovação

Caesb presente na Semana de Ciência e Tecnologia

A Caesb participou da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou no dia 14 de outubro e se encerrou no dia 22 de outubro. O tema deste ano foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. A Companhia levou para o local o Expresso Ambiental, um ônibus de Educação Ambiental com uma maquete que contempla diversos aspectos como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e de esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e, até mesmo, o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Companhia na recuperação de áreas degradadas.

Além do Expresso Ambiental, o estande da Caesb na Feira possuia uma maquete de bacia hidrográfica, uma miniestação de tratamento de água, membrana de ultrafiltração, dois quebra-cabeças com jogos do saneamento, vídeos da Caesb sobre Educação Ambiental e etapas do saneamento, mapa hidrográfico, drone e mostra de imagens dos mananciais de abastecimento da Caesb, oficina de caça-vazamentos, atividades lúdicas e dados da trilha do saneamento.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos, durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino e de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Este ano a Semana completa 20 anos.

 

Varejo

Bob’s lança sanduíche com molho misterioso para celebrar o Halloween

Sanduíche com recheios diversos em cima de mesa. Descrição gerada automaticamente com confiança média. Divulgação Bob’s

Com a proximidade do Halloween, que será celebrado no dia 31 de outubro, o Bob’s, primeira rede de fast food brasileira, anuncia o lançamento do Bob’s Mistério. Para entrar no clima da festa que vem ganhando popularidade no Brasil, a marca se junta mais uma vez à Fanta e traz um trio composto por um sanduíche com molho misterioso, batata palito e Fanta Mistério.

O carro-chefe da campanha, o sanduíche Bob’s Mistério, traz um surpreendente molho de coloração verde vibrante misteriosamente delicioso, combinado com fatias de bacon, queijo, hambúrguer 100% bovino, maionese artesanal em um pão escuro com gergelim preto e branco. Ainda como parte da ação, os clientes que adquirirem o trio nas lojas drive-thru da rede, levarão para casa uma petisqueira exclusiva.

Já a Fanta apresenta a nova edição limitada da Fanta Mistério. A bebida que neste ano vem na cor vermelha, mantém o seu já conhecido sabor misterioso e apresenta uma nova experiência para o consumidor: uma lata especial que muda de cor quando exposta à baixas temperaturas.

Essa é a terceira vez que Bob’s e Fanta se unem para comemorar o Halloween: “Em 2022, personalizamos unidades de drive-thru do Bob’s oferecendo um ambiente tematizado para os nossos clientes aproveitarem todo o sabor da combinação dos nossos sanduíches e da Fanta Mistério”, conta Renata Brigatti Lange, Diretora de Marketing do Bob’s. “Este ano, visando ampliar a experiência dos consumidores, além de dois drives tematizados – Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), trouxemos um sanduíche exclusivo que está assustadoramente gostoso”, destaca Renata

“Halloween é o período perfeito para as pessoas que têm o espírito brincalhão, como a Fanta. E a melhor maneira de se conectar com nossos consumidores por meio de experiências divertidas e memoráveis. É por isso que, pelo terceiro ano consecutivo, Fanta desenvolveu novas experiências ainda mais interativas e agradáveis. Nosso objetivo como marca é colocar o halloween no calendário de eventos do brasileiro, encorajar o espírito festivo das pessoas, para que nossas vidas e as horas do lanche possam ser mais coloridas e deliciosas”, disse Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Company Brasil.

O trio Bob’s Mistério terá preço sugerido de R$ 33,90. Os produtos estarão disponíveis nos pontos de venda do Bob’s espalhados por todo o Brasil entre os dias 20 de outubro e 04 de novembro, ou enquanto durarem os estoques.

 

Gastronomia

Fogo de Chão oferecerá ceias especiais para Natal e Réveillon

Com a proximidade das festividades de final de ano, o Fogo de Chão se prepara para proporcionar uma experiência única aos clientes que não abrem mão de conforto e praticidade, oferecendo um menu especial para almoço e jantar de Natal e Reveillon.

Em ambas as ocasiões, além do tradicional rodízio, com opções de cortes clássicos e nobres a exemplo de Picanha, Costeleta de Cordeiro e Costela Premium, será disponibilizada uma vasta mesa de saladas que inclui Salada de Tender com Abacaxi, Salada Agridoce de Maçã com Nozes, Salada de Salsão com Arroz Negro, Queijo Brie com Geleia de Damasco, Surubim Defumado, dentre outras. Como acompanhamentos serão servidas guarnições selecionadas para as comemorações como: Farofa Agridoce, Cebola à Milanesa e Banana e Polenta fritas.

Também irão integrar os menus especiais alguns pratos típicos como Chester para o Natal e saboroso Leitão à Pururuca para o Réveillon além de Arroz à Grega e Lentilha. O jantar especial será servido entre 20h e 24h nas duas datas. Para as unidades de São Paulo (Moema, Jardins, Morumbi, Bandeirantes e Zona Norte), e Brasília o valor da ceia é de R$ 290 por pessoa e R$ 86,00 de taxa de rolha. Já para a casa de Botafogo, na capital carioca, que conta com um deck externo e visão privilegiada para o Pão de Açúcar/ Baía de Guanabara, o valor é de R$350 (Natal) e R$400 (Ano Novo). Na unidade da Barra da Tijuca o valor é de R$275,00.

Mais informações: www.fogodechao.com.br ou @fogodechaobr

 

Crédito

BB desembolsa mais de R$ 76 bi em crédito para micro e pequenas empresas

O Banco do Brasil já desembolsou neste ano, até o mês de setembro, mais de R$ 76 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas. O valor representa crescimento de 10% no volume de crédito para este público, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram alocados novos recursos para mais 242 mil empresas, totalizando 758 mil empresas no BB, que são responsáveis por mais de 3,5 milhões de empregos. Vale ressaltar ainda que R$ 27 bilhões foram liberados para empresas com dirigentes mulheres. “É fundamental lembrar que as micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas do país. Esses pequenos negócios desempenham um papel crucial na economia, inclusive pela sua capacidade de geração de emprego e renda, e temos um compromisso de apoio a esses empreendedores brasileiros”, destaca Tarciana Medeiros, presidenta do BB.

 

Varejo

Venâncio Shopping lança campanha de Natal

A atmosfera da época mais festiva do calendário chega ao Venâncio Shopping, ainda neste mês de outubro. O mall ganha decoração especial com cores natalinas tradicionais, criando o ambiente perfeito para a campanha “Conexões de Natal – momentos mágicos passam por aqui”, que busca resgatar a real essência da data e encantar as pessoas. Para iniciar a temporada, a chegada do Bom Velhinho com intérprete de libras, no dia 28 de outubro, com uma programação inclusiva para toda família, incluindo os pets. E para adoçar o Natal, a promoção compre e ganhe com um irresistível Panetone Havanna de doce de leite.

Neste ano, o Venâncio Shopping quer valorizar as relações e promover a conexão de pessoas, fortalecendo laços familiares, amizades e relacionamentos por meio de momentos especiais. A decoração do shopping reflete a atmosfera acolhedora e encantadora da época nas cores verde, vermelho e branco. Em todo o empreendimento será possível se encantar com elementos tradicionais do Natal, como árvores, guirlandas, grandes caixas de presentes e luzes .

Desde os acessos principais do empreendimento, os clientes poderão interagir e clicar as áreas instagramáveis, que compõem a decoração. A fachada do shopping também ganha uma cascata iluminada e uma árvore de Natal de 4m, decorada com bolas vermelho brilhante, flocos de neve, laço e flores iluminadas.

Localizada no piso P1, a casa do Noel em madeira rústica conta com lareira, árvore de Natal e tronos para o anfitrião e pets visitantes. Uma oportunidade para quem quiser levar o amiguinho de 4 patas e registrar o momento.

“Trabalhamos durante todos esses anos para manter o Venâncio Shopping nesse espaço que não apenas oferta multisserviços e opções em compras, mas é um local de experiências, memórias, bons programas e que acolhe todos os públicos, no coração da cidade. Além de ter o compromisso socioambiental. A campanha de natal de 2023 foi inspirada nesse DNA , promovendo a conexão interpessoal e projetos para proporcionar experiências memoráveis e responsáveis”, explica Rosângela Castro, gerente de marketing do Venâncio Shopping.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile