InícioDestaquesPARABÓLICA ECONÔMICA: por Flávio Resende

PARABÓLICA ECONÔMICA: por Flávio Resende

-

Jornalista Flávio Resende

Qualificação

Ceilândia se prepara para O Maior São João do Cerrado

Maior festa junina fora de época do país, o evento acontecerá de 12 a 15 de setembro e reunirá grandes artistas do Distrito Federal e do Brasil

De 12 a 15 de setembro, Ceilândia receberá a 16ª edição da maior festa junina fora de época do país, O Maior São João do Cerrado. A banda Mastruz com Leite, considerada um dos grupos de forró mais tradicionais do Brasil, abre a programação no palco principal. Até domingo, Bicho de Pé, Iohanes, Negão Chandon, Flavinho Casca de Bala e Banda Magníficos se revesarão, garantindo noites de muita música e alegria.

Artistas do Distrito Federal completam a programação do palco principal. Nilson Freire, Alisson e Aryel, Rick e Rangel e Nego Rainer estão entre as grandes atrações da festa. A programação cultural também conta com as apresentações circenses e shows no coreto e nas ilhas de forró. Um espetáculo com trios pé de serra que fazem subir a poeira e aquecem as noites de inverno no Cerrado.

Em sua 16ª edição, O Maior São João do Cerrado homenageará um dos grandes expoentes da xilogravura no mundo, o artista J. Borges, que faleceu em julho, aos 88 anos. Em 2014, o palco principal da festa foi ilustrado com as obras do artista. O tributo é apenas uma das surpresas de 2024.

Evento gigante

Desde sua estreia, OMSJC já reuniu mais de quatro milhões de pessoas, 1.640 horas de música e 26 mil artistas contratados. A cada edição são gerados 100 mil watts de som e 300 mil watts de luz são consumidos. Além de fomentar a cultura, o festival estimula a economia. Só em 2023, foram gerados 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

Para a organizadora, Edilane Oliveira, o evento é uma celebração da arte e da alegria. “O Maior São João do Cerrado é um grande palco da cultura popular em pleno Planalto Central, inteiramente voltado às famílias brasilienses”, explica.

Segundo a produtora, só quem já viveu a experiência de uma festa de São João no Nordeste brasileiro, compreende a importância dos festejos e o significado de trazer para Ceilândia e para o Distrito Federal, um evento como o OMSJC.

“É quase impossível encontrar um migrante nordestino que não sinta saudade da sua terra quando junho se aproxima. A névoa e o cheiro das fogueiras, o barulho das bandeiras e o ritmo contagiante do forró acendem memórias que, ano após ano, me motivam a realizar essa festa. O São João é um presente para o brasiliense e, sobretudo, para o povo nordestino”, destaca a produtora.

Ceilândia

Capital do Nordeste no Distrito Federal, Ceilândia tem, em sua formação, a segunda maior comunidade nordestina do país fora do Nordeste. Caminhar pelas ruas, feiras e praças da cidade é encontrar um pedacinho da região em cada esquina. E não haveria lugar mais adequado para erguer o grande palco da festa.

“Muitas pessoas já disseram que eu deveria levar O Maior São João do Cerrado para o Plano Piloto, para o centro da cidade. Mas Ceilândia é a casa do São João. E todos da cidade sabem da minha luta, ano após ano, para defender esse chão como nosso território”, afirma Edilane Oliveira.

 

Promoção

Shopping ID celebra clientes com descontos imperdíveis

Campanha Semana do Cliente estará em vigor de 6 a 15 de setembro

Para celebrar os clientes mais que especiais, a campanha promete juntar estilo e economia, mostrando que é possível renovar a casa gastando pouco. Durante 10 dias, sofás, móveis, objetos de decoração e utensílios domésticos estarão com descontos imperdíveis. A Semana do cliente começa no dia 6 de setembro (sexta-feira) e vai até dia 15 do mesmo mês (domingo). Todas as lojas participam da promoção.

Segundo Zoroastro Neto, superintendente do Shopping, para além de alavancar as vendas, “a campanha tem como objetivo expressar o quanto valorizamos nosso público, ressaltando a relevância dessa parceria na construção dos valores e da identidade do ID”, destaca.

Sempre pensando em oferecer uma experiência completa aos clientes, o shopping oferece excelentes opções de gastronomia, como a nova unidade do Chicago Prime, a Steakhouse Madero, o nordestino Mangai, o Camarada Camarão, além da praça de alimentação.

SERVIÇO:
Semana do Cliente
Período: 06 a 15 de setembro
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 13h às 19h
Endereço: Setor Comercial Norte – Quadra 06, Conjunto A – Edifício Venâncio 3.000

 

Cinema

Cine Brasília recebe mostra internacional para a infância

Seis dias dedicados à exibição de filmes – para bebês e crianças – que prometem encantar públicos de todas as idades e debater o uso das telas na infância

Uma das mais importantes salas de cinema do país e palco de festivais e mostras para adultos, o icônico Cine Brasília volta a abrigar o Meu Primeiro Cinema. Uma mostra internacional de cinema para crianças de 0 a 11 anos que, em sua segunda edição, exibe 17 curtas-metragens em diferentes gêneros, com destaque para a produção latino-americana.

De programação gratuita, o Meu Primeiro Cinema convida o público a sessões divididas por faixa etária, ocupando foyer e sala de exibição entre os dias 10 e 15 de setembro. No foyer e emoldurados por uma cenografia lúdica e sensível, bebês de 0 a 5 anos assistem à delicada produção do Canal BebeLume, enquanto no interior do Cine Brasília, crianças de 6 a 8 e de 9 a 11 conferem a uma seleção de curtas-metragens em animação 2D e 3D, stop motion, documentário e live action.

Os primeiros dias da mostra, do 10 ao 13, são dedicados às comunidades escolares e a creches do Plano Piloto e de outras Regiões Administrativas. À essa população, o Meu Primeiro Cinema garante os traslados, com o limite de 12 ônibus por dia. Já as sessões de sábado e domingo (14 e 15), são abertas ao público. Após a realização no Cine Brasília, o Meu Primeiro Cinema desembarca, com toda a sua estrutura e cenografia, em quatro creches localizadas na periferia do DF para sessões exclusivas.

Para o idealizador e coordenador geral da mostra, Léo Hernandes, “com este projeto oferecemos ao público infantil, em seus primeiros anos de vida, uma mostra cinematográfica inédita que une direito à cultura e à cidade”. O Meu Primeiro Cinema conta com recursos do Ministério da Cultura e foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo sendo realizado pelo Instituto Bem Cultural, pela produtora Gestão Cultural em parceria com o Canal Bebe Lume.

A seleção dos filmes tem a assinatura de duas profissionais que se dedicam há anos ao exercício de criar e explorar novos conceitos de arte que atendam ao delicado olhar de bebês e crianças. São elas: Vicky Romero, responsável pela produção de canais de TV Infantil da Argentina; e Clarice Cardell, fundadora da La Casa Incierta, companhia de destaque internacional no campo do teatro, e diretora artística do Canal Bebe Lume, ambos para a primeira infância.

Sobre a curadoria, segundo Clarice, “buscamos filmes que ampliam o repertório de nosso público em diferentes aspectos e que debatem temas caros à nossa sociedade e isso só a produção da América Latina poderia nos oferecer”, comenta. Outro ponto que ela ressalta, tange o olhar livre de conceitos dos e das pequeninas, “em razão disso, buscamos nutrir a inteligência emotiva e semântica de maneira a colaborar com o seu desenvolvimento saudável”, destaca.

Segundo Vicky, “criamos uma programação diversificada, recheada de linguagens e narrativas contemporâneas inovadoras e experimentais, com títulos do México, Chile e Brasil, a qual o público dificilmente teria acesso em outras mostras ou festivais”, avalia a curadora.

Para criar a atmosfera imersiva, o Cine Brasília ganha cenografia idealizada para encantar o olhar das crianças. A experiência começa já na área externa, onde a meninada é recepcionada por uma encenação teatral, que a conduz ao cinema, criando uma ponte entre os mundos cotidiano e o extraordinário da sétima arte.

 

Aviação

GOL apoia festival Doce Maravilha em edição inédita “Na Praia”, em Brasília

Pela primeira vez na capital do País, o Doce Maravilha traz a diversidade da música brasileira para o Distrito Federal. Com o cupom DOCEBRASILIA, passagens com origem ou destino ao Aeroporto de Brasília (BSB), em voos operados pela GOL, ganham 10% de desconto

Tradicionalmente realizado no Rio de Janeiro, o festival Doce Maravilha chega a Brasília para uma celebração inédita em uma das principais praias artificiais do Centro-Oeste, o Na Praia Parque, nos dias 21 e 22 de setembro. Como incentivo à celebração da diversidade e musicalidade brasileira, a GOL Linhas Aéreas, neste segundo ano da parceria, irá patrocinar a edição brasiliense e oferecer descontos exclusivos em passagens aéreas para o Distrito Federal.

Para incentivar a venda de bilhetes aéreos ao festival, a GOL disponibiliza o cupom DOCEBRASILIA, com 10% de desconto, válido de 12/07/2024 até 21/09/2024 em voos operados pela Companhia que tenham o Aeroporto de Brasília (BSB) como origem ou destino. O voucher é válido nas 300 primeiras compras no site da GOL.

A edição especial do festival Doce Maravilha, realizado no Na Praia Parque, contará com artistas plurais, de variados gêneros musicais, que se encontram nesse “litoral” brasiliense. No sábado (21), a programação contará com Saulo Fernandes e Luiz Caldas, que convidam Elba Ramalho a se juntar à festa da música popular brasileira. No mesmo dia, Àttooxxá e Liniker se unem para promover a diversidade musical em ritmos ecléticos e dançantes. Já no domingo (22), o rap irá vibrar com Criolo, Rael e Mano Brown. A data contará também com os Paralamas do Sucesso, que celebram os 40 anos de seu primeiro álbum, além de Duda Beat e Samuel Rosa.

“A GOL, cujo propósito é ‘Ser a Primeira para Todos’, busca promover o acesso democrático ao transporte aéreo e à cultura. O sucesso das últimas edições do Doce Maravilha fomentou sua expansão para outras regiões do Brasil, e não poderíamos deixar de apoiar, em Brasília, o festival que promove a diversidade e a cultura do nosso País, valores primordiais da Companhia”, comenta Carla Fonseca, vice-presidente da GOL e CEO da Smiles.

Regras de uso do cupom

O cupom DOCEBRASILIA é válido para as primeiras 300 transações efetuadas no site ou no app da GOL e não estabelece um mínimo de passagens: pode-se adquirir 1 bilhete ou mais, desde que seja para voos operados pela GOL no Brasil com origem ou destino ao Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (BSB). O foco é o período do evento, portanto a viagem precisa estar inserida entre 19/09/2024 e 24/09/2024 para quem vai à capital federal.

As compras podem ser parceladas em até 5 vezes sem juros ou entre 6 e 12 vezes com juros de 1,99% ao mês (parcela mínima de R$ 100,00), nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Diners, Elo, Hipercard e JCB. Cartões GOL Smiles, em até 12 vezes sem juros (parcela mínima de R$ 30,00). Condições válidas somente para o website e app GOL.

Os ingressos podem ser adquiridos via site da parceira do Na Praia Parque, a R2ComVC, disponíveis para sábado (21) e domingo (22). Confira a programação completa do Doce Maravilha neste link.

SERVIÇO:
Festival Doce Maravilha (Edição especial Na Praia Parque)
21/09/2024 – sábado, às 18h
22/09/2024 – domingo, às 18h
Na Praia Parque – St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Asa Sul, Brasília, DF.

 

Agenda

Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes

Visitas teatralizadas pelo Panteão da Pátria e da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e o Museu Histórico da Cidade, gratuitamente de setembro a outubro

O Circuito Arte e Cidade promove a educação patrimonial e estimula a conexão entre Brasília e o público por meio de visitas teatralizadas imersivas e sensoriais pelas dependências e áreas externas do Centro Cultural Três Poderes, composto pelo Panteão da Pátria e da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade. Realizado pelo Coletivo Entrevazios, a nova edição: Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes acontece de 17 setembro até 01 de novembro, com sessões terça e quinta-feira, às 14h30. E quarta e sexta-feira, às 9h30.

“Cidade Espetáculo abre um espaço de invenção e ludicidade em um dos lugares mais importantes da capital. Uma praça que é cenário de eventos solenes como posses presidenciais e atos políticos, agora ganha uma atmosfera lúdica e inventiva com a presença de três atores-mediadores que conduzirão as crianças para descobrirem segredos e curiosidades sobre o coração da cidade”, explica Luênia Guedes, coordenadora pedagógica do projeto.

Em parceria com a Todo Público – iniciativa que promove a inclusão e a diversidade por meio de experiências com arte e educação – as visitas serão inspiradas na metodologia do drama como método de ensino e ainda compostas por jogos de interação, contação de histórias e outras ferramentas para sensibilizar e incluir os estudantes nos espaços de cultura da cidade. Dessa forma, os participantes são incentivados a interagir com a cidade e provocados a vivenciar as histórias, os lugares e os conteúdos dos acervos do centro cultural.

A equipe de artistas-mediadores é multidisciplinar, além de atores, os mediadores têm experiência com mediação cultural, práticas artísticas, artes visuais, restauro, história e palhaçaria. Com um time multidisciplinar e sob a Coordenação Artística da Multiartista e Pesquisadora Maysa Carvalho, o projeto promete uma experiência poética e imersiva, unindo as potencialidades das artes e da educação.

As visitas são destinadas às Escolas Classes e instituições públicas que atendem crianças entre 6 a 10 anos do Distrito Federal. E também serão abertas ao público em geral, inclusive turistas, com o limite de 10 pessoas, além do grupo agendado, por sessão. Para participar, as escolas deverão fazer o agendamento acessando o link no perfil do instagram do Coletivo ENTREVAZIOS. Há, também, a possibilidade de transporte sem custo para instituições escolares públicas, consulte a disponibilidade.

E no mês do Dia das Crianças, celebrado em outubro, o projeto oferece 4 sessões abertas ao público de todas as idades, que acontecerão nos dias 05 e 12 de outubro às 10h e às 16h. Para participar, basta chegar e aproveitar.
A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Coletivo Entrevazios

Criado em 2014, o grupo vem propondo reflexões e diálogos contínuos sobre Brasília e suas poéticas, investigando as intersecções da cidade, arte, memória e os corpos que a atravessam. Os desdobramentos artísticos do Coletivo incluem trabalhos como: o Livro de Artista ENTREVAZIOS (2014); a intervenção urbana O Estrangeiro (2015); a exposição instalativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar, (2019); a intervenção poética de teatro de animação Lourença (2021); o mini documentário Barraca de Memórias (2023); a exposição Percursos Inventados (2023) e o espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá (2024).

SERVIÇO:
Circuito Arte e Cidade apresenta:
Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes
Data: de 17 setembro até 01 de novembro
Terça e Quinta-feira: das 14h30 às 16h
Quarta e Sexta: das 9h30 às 11h
Local: Centro Cultural Praça dos Três Poderes
Agendamento:https://calendly.com/agendamento-todopublico/cidade-espetaculo; agendamento.todopublico@gmail.com ou https://conecta.mediato.art.br/evento/cidade-espetáculo—aventura-nos-três-poderes
Informações: (61) 99309-7262

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile