spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
quinta-feira, 18 abril, 2024
More
    InícioDestaquesProdução de frutas é alternativa de renda para assentados do DF

    Produção de frutas é alternativa de renda para assentados do DF

    -

    Produtores rurais de assentamentos da região de São Sebastião receberam, nesta semana, kits de plantio de frutíferas. O material, que inclui mudas de abacate e limão, além de insumos, foi adquirido por meio de emenda parlamentar e integra a Rota das Frutas, programa de incentivo à cadeia da fruticultura no Distrito Federal e Entorno.

    De acordo com a gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Andrade, os kits vão beneficiar os assentamentos 15 de Agosto, 1º de Julho e Nova Camapuã. “Estamos conversando com os agricultores para planejar a melhor forma de utilizar o material. Cada produtor deverá fazer a escolha do local onde vai plantar, quantas mudas vai receber etc”, explica a engenheira-agrônoma.

    Maíra e Roseli Oliveira, também da Emater-DF em São Sebastião, se reuniram com assentados do 15 de Agosto para repassar orientações iniciais sobre o uso dos kits. “Muitos de vocês já têm experiência com frutas, mas é importante relembrar algumas informações”, detalhou Roseli, destacando a poda de condução, a adubação duas vezes por ano, o uso de materiais adequados, como a tesoura de poda, e o aproveitamento de esterco de animais e mamona como fontes de nitrogênio.

    Para o produtor Gerardo Magela, que já trabalha com hortaliças, a chegada dos kits veio em boa hora. “Tanto o limão quanto o abacate são frutos de boa saída e o manejo não é tão trabalhoso”, diz ele. Além disso, os produtos podem ser fonte de renda por muitos anos. “Essas lavouras são ‘projetos de aposentadoria’, já que podem garantir a renda por um longo tempo”, acrescenta Magela, que está com 63 anos.

    Maíra Andrade informa ainda que os três assentamentos atendidos pelo escritório receberão orientações semelhantes. “Vamos trabalhar em conjunto com os agricultores, inclusive promovendo mutirões de plantio”, ressalta a extensionista.

    Os 40 kits recebidos em São Sebastião foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado distrital Thiago Manzoni. Cada kit é composto de 80 mudas de limão, 32 de abacate, três sacos de termofosfato, 13 sacos de cama de frango e sete de calcário.

    A Rota das Frutas é uma ação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Codevasf, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, com objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas para mercados internos e externos, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e Entorno.

    Emater-DF

    Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias