O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF. Confira a programação
Abrir um livro é abrir portas para outros mundos e mergulhar em outras vidas, mas também reconhecer e identificar situações análogas às que vivemos. A possibilidade de reinterpretar acontecimentos, nos possibilita mudar a forma como contamos a nossa história. O que, às vezes, é essencial para encontrarmos cura.
O Instituto Chamaeleon, por meio do projeto Literatura cura, vai promover encontros com artistas da cidade, das mais diversas áreas: literatura, cinema, artes plásticas e circense pra levar alegria e entretenimento para as pessoas de situação vulnerável. As palestras acontecem nos meses de julho, agosto e setembro na Casa Mosaico, localizada na Cidade Estrutural.
O projeto
O Projeto têm usado oficinas de leitura, narração de histórias e produção de textos no atendimento gratuito a crianças e adolescentes do Distrito Federal no propósito de resgatar sonhos interrompidos e o otimismo com o futuro.
De acordo com Andrey do Amaral, diretor-presidente do instituto, o Literatura Cura tem como missão levar esperança para pessoas de periferia, que passaram por alguma situação problemática na vida, não só financeira como também emocional.
“Por meio de palestras, cursos e livros a gente procura minimizar o sofrimento dessas pessoas, dando apoio emocional com amizade e orientação. A descoberta do mundo da leitura tem ajudado muitos jovens e adultos a superar uma dor profunda e calada. Trabalhamos também com doação de alimentos para suprir a necessidade imediata”, destaca Andrey.
Confira a programação:
08/07, a partir de 8h:
– “Quando você lê, o mundo lá fora silencia” – Ana Maria Freitas Coelho
– “Mente curada atrai riqueza, cultura e bem-estar”- Tatiana Campos
22/07, a partir de 8h:
– “Bem-aventurados aqueles que leem, deles será o reino de Deus”- Antônio Leitão
– “A palhaçaria e as Histórias de rir”- Rebeca Torquato e Kekeu Aragão
12/08, a partir de 8h:
– “Mulheres em luta pela cultura do acesso”- Cristina Moysés
05 e 26 de agosto de 08h30 a 12h:
– “Era uma vez uma empreendedora” – Thamirys Cavassani e Gláucia Amantéa, com coordenação de Andrey do Amaral.
02 e 16 de setembro de 8h30 a 12h:
– “Era uma vez uma empreendedora” – Thamirys Cavassani e Gláucia Amantéa, com coordenação de Andrey do Amaral.
Serviço:
Literatura Cura – Acolhimento, Cidadania e Dignidade por meio de debates, contação de histórias, cursos, apresentações artísticas, biblioterapia
Local: Casa Mosaico – Qd 01, Conjunto 05, Lote 09 – Cidade Estrutural
Dias: 08 e 22 de julho / 05, 12 e 26 de agosto / 02 e 16 de setembro
Hora: a partir de 8h