InícioCOLUNASCozinha & CiaRECEITA: Risoto de charque com abóbora

RECEITA: Risoto de charque com abóbora

-

Flávio Bonesso
flaviobonesso@hotmail.com

Ingredientes:

500 g de carne seca (charque) cozida e desfiada

1kg de abóbora (cabotia) cortada em pedaços

250 g de arroz arbório

100 ml de vinho branco seco

1 cebola grande picada

3 dentes de alho

1 tomate cortado sem sementes

1 folha de louro

250 g de manteiga

200 g de queijo parmesão ralado

1 colher (chá) de páprica picante

200 g de queijo coalho cortado em cubos pequenos e fritos (opcional)

Salsa e cebolinha a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o charque para dessalgar. Corte-o em pedaços grandes. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos e escorra a água. Depois, coloque os pedaços de carne em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir a carne. Acrescente meia cebola, um tomate, uma folha de louro e uma colher de chá de páprica picante. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a carne fique com uma consistência macia. Com ajuda de um garfo desfie toda a carne e reserve.

Na mesma água que cozinhou a carne, coloque a abóbora para cozinhar. Tire uma parte dela com uma consistência mais dura e reserve. A outra parte, deixe cozinhar até começar a desmanchar. Desligue o fogo e bata a abóbora no liquidificador, juntamente com a água do cozimento.

Em uma frigideira, coloque a abóbora que está reservada para dourar com cebola, alho e cebolinha (reserve).

Em uma panela, coloque a cebola, o alho e um fio de óleo. Deixe dourar. Acrescente o arroz arbório e, aos poucos, vá colocando o caldo de abóbora para cozinhar o arroz. Acrescente o vinho e deixe cozinhar até que o arroz fique ao dente. Acrescente metade do queijo ralado, manteiga e a carne desfiada. Com o auxílio de uma colher de pau, mexa bem para incorporar os ingredientes e o arroz soltar o amido. Deixe cozinhar mais um pouco, (aproximadamente 5 minutos). Desligue o fogo, decore com a abobora refogada ou com o queijo coalho frito, um pouco mais de queijo ralado.

Sirva em seguida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile