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Seu Pix foi bloqueado!

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Todi Moreno Especialista na Defesa do Consumidor e Ex-Diretor do Procon. Instagram: @todimoreno

Fique alerta para o novo golpe online; os criminosos estão disparando e-mails falsos que roubam os dados bancários dos destinatários. As mensagens dão a ideia de que foram encaminhadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Nos e-mails, os golpistas relatam que a instituição bancária bloqueou transferências feitas por meio do PIX. No sentido de resolver o “problema”, as vítimas teriam que se recadastrar no sistema do banco.

Os golpes acontecem no momento em que as vítimas clicam no botão “iniciar cadastro”, que está disponível nas mesmas mensagens falsas. É importante reforçar que a Caixa e outros bancos apenas encaminha e-mails se os clientes tiverem solicitado alguma informação para o banco. Além disso, as mensagens não costumam exigir que os destinatários cliquem em links e nem pedem dígitos de senhas. Saiba que muita gente está caindo nesse golpe e tendo além do WhatsApp clonado, contas e senhas bancárias também. Vale alertar, que os golpistas estão enviando no e-mail a logomarca do banco; as mais usadas para para enganar vítimas no “Golpe do PIX” são da Caixa  e Nubank.

Confira as boas práticas para que você não caia nesse golpe online:

* Verifique se alguém realmente fez uma transferência via PIX para você, com o valor mencionado no suposto e-mail da Caixa;
* O e-mail “creditodesbloquear” não está relacionado com a Caixa. Não clique em nenhuma mensagem que foi enviada por meio dessa conta;
* Verifique se existem erros de português no e-mail que foi encaminhado para você e, também, se o texto é genérico demais. Em caso afirmativo, suspeite logo de cara e não clique em nenhum link da mensagem;
* Nunca, em hipótese alguma, responda e-mails com seus dados pessoais. Nenhum banco costuma enviar mensagens pedindo informações sigilosas.

 

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