Este é o grande mês para o design mundial. Há mais de cinquenta anos é realizada anualmente, em abril, o Salone del Mobile, que apresenta ao mundo as principais tendências, lançamentos e inspirações de um mercado que permeia tantos outros. É a hora de conhecer e até mesmo se impressionar com linhas, curvas, cores, texturas e materiais inovadores e, como em todas as edições da maior feira do mundo do segmento, alguns projetos especiais chamam a nossa atenção. É o caso dos móveis feitos de fibra de carbono.
A inovação tecnológica aplicada ao design industrial é resultado de uma parceria entre a Cinex e a A Lot of Brasil. As duas grifes apresentam, no evento italiano, a estante e a mesa F1, peças assinadas por Pedro Franco, após intensa busca de materiais alternativos, característica de ambas as empresas brasileiras.
O que mais impressiona nas peças? A mesa com vão de três metros sem utilizar apoios centrais, que se sustenta apenas em suas extremidades. O design leve e diferenciado é possibilitado pela alta resistência da fibra utilizada.
Para finalizar e que não passou por mim despercebido, o acabamento polido e com brilho, característicos da fibra de carbono, são fatores que reforçam a leveza dos produtos e seu caráter tecnológico e ainda um outro grande detalhe: a presença do Brasil, em evidência na feira, afinal, a Cinex tem sua sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e é hoje líder na América Latina em soluções de vidro e alumínio para a arquitetura e a construção civil.