Demanda aumentou e emplacamentos registraram alta na comercialização de comerciais leves e motocicletas
O ano, embora atípico, não foi de todo ruim. O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores do Distrito Federal (SINCODIV-DF) comemorou, em dezembro, a vitória de uma das batalhas mais importantes para o setor – a isenção do IPVA para veículos novos. Um dos destaques do mês foi o crescimento de 19,11% na venda de carros zero quilômetro na capital.
De acordo com balanço mensal divulgado pelo SINCODIV-DF, cerca de 6.829 unidades foram comercializadas em dezembro; ante 5.734, em novembro. Os dados nacionais acusam aumento de 16,69%.
Ao comparar as vendas de dezembro deste ano com as de 2014, têm-se uma retração de 36,35%. No acumulado deste ano, de janeiro a dezembro, foram vendidos 83.944 veículos (automóveis, camionetas, caminhões, micro-ônibus e ônibus). No Brasil, a baixa foi de aproximadamente 26,55%, enquanto no DF este número é de 23,93%.
“A união da equipe, aliada ao profissionalismo, propiciou o ambiente de harmonia, compreensão e confiança que todo negócio precisa para se manter de pé. Foi essa atitude perseverante que motivou concessionários a continuarem firmes em seu propósito e fechar o ano com saldo positivo”, desabafa Alessandro Soldi, vice-presidente do SINCODIV-DF. Ele ainda deixa uma mensagem positiva para 2016: “Esperamos que neste ano, assim como foi em 2015, o setor continue tomando as medidas necessárias para evitar a crise e iniciar uma nova trajetória de crescimento. Há no meio disso tudo um espaço para o setor automotivo do DF reinventar-se, garantir a lucratividade e fidelizar seus clientes”, finaliza.
Ranking – A Fiat segue na liderança das marcas mais vendidas no DF em dezembro. Foram emplacados 1.406 veículos, o que representa 20,47% do mercado. A Volkswagen continua em segundo no ranking, com 768. Em terceiro lugar, a GM; com a Hyundai e a Ford fechando as cinco marcas mais vendidas do último mês.