Aproximadamente 450 agricultoras, trabalhadoras, empreendedoras e artesãs rurais participaram, nesta sexta-feira (24) de diversas atividades no VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais, organizado pela Emater-DF. Realizado durante todo o dia no Clube de Engenharia de Brasília, o evento contou com oficinas de Arte em Feltro, de maquiagem, além de exames de vista, atendimento psicossocial e auriculoterapia, uma abertura oficial no início da tarde com a presença de autoridades e gincana com equipes divididas por escritórios locais da Emater.
O objetivo do evento foi promover a integração e a troca de experiências e conhecimentos, além de atividades voltadas ao bem-estar e saúde. A programação também contou com palestras voltadas à segurança da mulher, com a policial civil Deise Andrade, e de empreendedorismo e comercialização com a extensionista Bruna Heckler, da Gerência de Comercialização e Organização Rural da empresa.
A agricultora Lena Gomes, do Núcleo Rural São José (região administrativa de Planaltina), conta que é a sétima vez que participa do encontro. “É maravilhoso o aconchego das mulheres, podermos conversar, trocar experiências, ter contato com mulheres de outras comunidades e ter mais informações sobre nossos direitos e programas de governo”, conta.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou que a empresa atende a mais de 11 mil mulheres na área rural da capital do país. “O valor bruto da produção agropecuária do Distrito Federal é de aproximadamente R$ 6 bilhões. Desse total, quase metade é viabilizado pelo trabalho feminino. Por isso nosso esforço em realizar esse encontro desde 2006, para fortalecer ainda mais a economia e o bem-estar social das famílias rurais, com foco nas mulheres”, observou.
“A gente sabe como é difícil para as mulheres permanecerem no campo se a gente não der condições como saúde, creche, lazer e oportunidades”, disse a vice-governadora Celina Leão, que prestigiou o evento. A vice-governadora afirmou que levará ao governador a lista de prioridades elencadas pelas mulheres. “Eu me comprometo a pegar uma das representantes de cada uma das áreas rurais que estão aqui para a gente ir lá no governador fazer o pedido pessoalmente”, afirmou.
“Acreditem na força da mulher. A mulher tem que estar no empreendedorismo, nas capacitações em espaços de poder. Esse é um evento muito importante e que ajuda a tirar as mulheres das capas policiais de violência. As mulheres precisam de informação, porque a informação dar poder e liberta. As mulheres precisam de acolhimento, de espaço e de amor”, destacou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
“A mulher com a delicadeza dela é importante no plantio, no trato cultural, no gerenciamento, na colheita. Nós acreditamos na mulher rural”, disse o secretário-executivo da Seagri, Rafael Bueno.
O deputado distrital Thiago Manzoni, autor da emenda parlamentar que viabilizou o VIII Encontro Distrital de Mulheres deste ano, ressaltou que a verba é pública e deve ser destinada sempre da melhor forma possível, de forma a beneficiar toda a população.
“No dia a dia a gente corre com tantas dificuldades, mas quando a gente para e olha o fruto daquilo que você plantou e vê a vida se manifestando, é algo que emociona. Isso aqui emociona. Mulheres que colhem que plantam que lutam. Mulheres que produzem”, disse a deputada federal Bia Kicis.
A Superintendente Federal de Agricultura do DF, Jane Batista, a secretária-executiva da Secretaria da Mulher, Renata Aguiar, e o representante da Asbraer, Isaac Sassi, também participaram do encontro.